DE OLHO EM NOVOS NEGÓCIOS, OXITENO PREPARA NOVIDADES PARA 2021 VISANDO O MERCADO DE ÓLEO E GÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Foto_Rafael_CarvalhoA Oxiteno escolheu esse momento de realização da Rio Oil & Gas 2020 para apresentar ao mercado o seu atual conjunto de soluções para o setor petrolífero. Mas, olhando logo ali, em 2021, a empresa se prepara para lançar algumas soluções em Fluidos de Perfuração, com objetivo de incrementar a performance de clientes na construção de poços e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo requerido nas perfurações. “A primeira delas se trata do desenvolvimento de um portfólio completo para Lubrificantes de alta performance que garantem uma excelente taxa de penetração da broca”, afirmou o executivo Rafael Carvalho, Oil & Gas Global Marketing Manager da Oxiteno. O entrevistado também detalhou outras novidades do portfólio de produtos da empresa e fala das suas expectativas com a indústria de óleo e gás: “Certamente o mercado ainda sentirá os efeitos da crise econômica e dos impactos sofridos no ano de 2020. Porém, existem perspectivas de crescimento para o segmento, tanto no curto quanto no médio e longo prazo”.

Qual será a estratégia da empresa nesta Rio Oil&Gas? O que pretendem apresentar?

A Oxiteno é uma multinacional brasileira com forte conhecimento da realidade local, com uma equipe experiente e especializada, com alto nível de inovação em produtos e serviços. Neste momento específico, em que enfrentamos os desafios impostos pela pandemia da COVID-19, acreditamos que, mais do que nunca, é essencial estar próximos aos clientes, estabelecendo parcerias mais fortes,  observando quais são as necessidades imediatas e chegando a soluções em conjunto.

Essa edição da Rio Oil & Gas 2020, que será realizada no formato digital em uma plataforma 100% on-line e interativa, é um importante canal para a Oxiteno, e permite que adaptemos o formato de interação com nossos clientes e parceiros.

Nós participaremos como expositores do evento por meio de uma vitrine virtual, na qual iremos apresentar nossas soluções de alta performance que ajudam companhias de serviço a enfrentarem os desafios apresentados em todas as etapas da perfuração, estimulação e produção, em operações onshore e offshore.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão se reunir e conversar com o time de especialistas da Oxiteno dedicado ao mercado de petróleo e gás. Queremos aproveitar estes encontros virtuais para converter oportunidades em bons negócios, contribuindo para o crescimento constante do setor como um todo. 

Como tem sido a atuação de vocês em O&G nesse ano tão desafiador de 2020?

plataforma-de-petroleo-e-gasA Oxiteno está comprometida com a evolução da indústria de petróleo e gás e trabalha em proximidade com as companhias de serviços na busca por tecnologias mais limpas e eficientes. Oferecemos flexibilidade na produção e excelência operacional ao entregar produtos com agilidade de acordo com cada demanda. Ainda contamos com customização logística por meio da sua produção local de glicóis, etanolaminas, solventes e tensoativos via tecnologias de esterificação, copolímeros (EO/PO) e sulfatação.

Ao longo de 2020, nosso foco continuou sendo o desenvolvimento de produtos de forma ágil e que entreguem alto valor agregado. Nesse momento tão desafiador, é ainda mais importante encontrarmos outras formas de estarmos juntos com clientes e parceiros, otimizando processos e recursos, a fim de alcançar melhores resultados e concretizar os aprendizados valiosos que tivemos durante esse período.

Usamos nosso vasto conhecimento em surfactantes e solventes para criar, em conjunto com nossos clientes, novas tecnologias para todas as etapas, desde a exploração até a produção, em ambientes onshore e offshore, até o refino. Para atender às diferentes necessidades destas etapas, desenvolvemos soluções de alta performance para Perfuração, Estimulação, Otimização da Produção, Integridade de Ativos e Biocombustíveis.

E como está a expectativa para 2021?

Certamente o mercado ainda sentirá os efeitos da crise econômica e dos impactos sofridos no ano de 2020. Porém, existem perspectivas de crescimento para o segmento, tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Apesar da sua maturidade, as mudanças regulatórias e as exigências por produtos mais sustentáveis trazem inovações constantes. Essa indústria sempre se superou e continua avançando ainda mais forte, de forma tecnológica e produtiva.

Adicionalmente, existe a expectativa de que, para o avanço na transição energética, o incremento da produção de gás e sua maior representatividade na matriz de energia será fundamental como um combustível de transição para os renováveis e na redução da emissão de CO2 em suas operações. Sabemos que o pré-sal tem um potencial muito grande de produção de Gás.

Mas, apesar de todos esses fatores positivos, é importante ressaltar que, na Oxiteno, independente do cenário político-econômico, trabalhamos para oferecer soluções diferenciadas e alinhadas aos movimentos do mercado.

A Oxiteno tem como um de seus principais pilares investir em pesquisa e desenvolvimento a fim de contribuir para o crescimento constante do setor. A inovação permeia todas as áreas da empresa, o que permite o desenvolvimento soluções que atendam às necessidades dos clientes e causem menos impactos socioambientais. Entregaremos em 2021 novas soluções de alta performance que atendam os desafios de um mercado sempre muito competitivo e exigente.

Como foram os preparativos para participar do Rio Oil & Gas nesse novo formato digital e a como estão as expectativas com evento?

Faz parte do plano estratégico da Oxiteno avançar no uso de tecnologia digital, buscando o aumento de eficiência e melhor experiência para clientes e funcionários. Dessa forma, investimos fortemente em nosso pilar de transformação digital. Com as mudanças em nossas metodologias de trabalho e a introdução da cultura ágil na companhia, houve um avanço significativo nos projetos e nas ambições de realizar mudanças transformacionais, visando acompanhar as tendências globais.

Vemos essa edição virtual da Rio Oil & Gas como a abertura de mais um canal estritamente conectado a esta mudança da nossa cultura corporativa e uma oportunidade para acelerarmos ainda mais a nossa transformação digital. É também um marco para a indústria de petróleo e gás, onde certamente os aprendizados, negócios e entretenimentos caminharão lado a lado.

Durante os três dias de evento, o time de especialistas dedicado ao mercado de petróleo e gás da Oxiteno estará disponível no chat da vitrine da empresa para atender reuniões com os visitantes, conversar sobre soluções e muito mais.

Olhando para o futuro, qual será a estratégia da Oxiteno para conquistar novos negócios no setor de óleo e gás?

Navio-sonda-para-perfuracaona-Baia-de-GuanabaraDivulgacao-PetrobrasA Oxiteno acompanha e faz parte da evolução da indústria de petróleo e gás. Nossos constantes investimentos em tecnologia e na expansão de nossas linhas de produtos nos tornaram líder na produção de tensoativos e especialidades químicas não apenas no Brasil, como também nas Américas.

Temos excelência operacional com exigentes controles de produção que seguem padrões internacionais. Possuímos alta capacidade produtiva e logística. A partida de nossa planta de alcoxilação no Texas, que une forças com nossas plantas no Brasil, Mexico e Uruguai, é uma conquista fundamental para atender um mercado altamente exigente e competitivo.

Somado a nossa infraestrutura, contamos com parcerias tecnológicas com professores, universidades, instituições de ciência e tecnologia para prover soluções químicas que atendam aos desafios da cadeia como um todo. Exemplo disso são diferentes convênios de colaboração tecnológica assinados com importantes instituições, como: o Instituto Mexicano do Petróleo (IMP), Texas A&M University, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que permite trocar conhecimento para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para todas as etapas da exploração e produção (E&P) de petróleo e gás.

Outro diferencial da Oxiteno é o seu time de especialistas, composto por equipe comercial, P&D, marketing e assistência técnica. O profundo conhecimento da equipe possibilita o desenvolvimento de soluções de forma ágil e flexível, que atendam às necessidades específicas de seus clientes e entreguem tecnologias mais limpas e eficientes à indústria.

Temos como premissa trabalhar junto com as companhias de serviço para ajudá-las a enfrentarem os desafios apresentados em todas as etapas da perfuração, estimulação e produção, em operações onshore e offshore. O resultado é um portfólio completo que garante maior produtividade nas etapas de perfuração, estimulação, otimização da produção, integridade de ativos e biocombustíveis.

As soluções da empresa atuam em diferentes etapas do setor de O&G (perfuração, estimulação, otimização…) Alguma dessas áreas despertam mais atenção? Ou o foco está igualmente distribuído entre elas?

SondaEm um mercado caracterizado por condições extremas de temperatura e pressão nas operações, a Oxiteno oferece soluções de alta performance que ajudam as companhias de serviço enfrentarem os desafios apresentados em todas as etapas da perfuração, estimulação e produção, em operações onshore e offshore.

Atualmente, temos um portfólio diversificado de lubrificantes, desengraxantes, solventes para estimulação, preventores de emulsão, inibidores de corrosão, bases desemusificantes, agentes emulsificantes, produtos para tratamento de gás e soluções para fluidos de fraturamento hidráulico.

Nosso profundo conhecimento técnico de profissionais dedicados ao desenvolvimento de novas soluções nos permite diversificar ainda mais nosso portfólio. Neste sentido, em 2021, lançaremos novas soluções em Fluidos de Perfuração visando proporcionar aos nossos clientes performance diferenciada na construção de poços e até mesmo economia de tempo requerido nas perfurações.

A primeira delas se trata do desenvolvimento de um portfólio completo para Lubrificantes de alta performance que garantem uma excelente taxa de penetração da broca. Os benefícios destas inovações são as suas formulações, que proporcionam a formação de um filme conciso sobre a superfície metálica dos comandos e broca, garantindo um atrito na medida certa, e reduzindo o risco de prisão de coluna por diferencial de pressão e o desgaste desses equipamentos, ou seja, trazendo maior segurança para toda a operação. Por fim, possuem alta concentração de ativos, garantindo uma excelente performance mesmo em baixa dosagem, resultando em ganhos ambientais e logísticos em todo o processo.

Destaco também o lançamento de um Cleaner de alta performance que mantém sua capacidade de limpeza mesmo em baixas temperaturas, otimizando o processo de troca de fluidos da perfuração à completação.

Também teremos novas soluções em nosso portfólio para Estimulação de poços com o lançamento de um surfactante viscoelástico responsivo ao pH que pode ser empregado em trabalhos de acidificação. Através de sua ação viscosificante, essa solução auxiliará na formação de worm-holes e manterá a viscosidade alta e estável durante os processos de acidificação. Além disso, a operação se torna mais simples, pela facilidade na quebra das estruturas auto-organizadas por meio de solventes mútuos.

Todas essas novidades serão apresentadas na edição da Rio Oil & Gas 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of