DEMANDA POR GASOLINA NO INÍCIO DO ANO SERÁ MENOR DO QUE A DE 2019, PREVÊ S&P

S&P Global Platts, Lenny RodriguezA demanda por gasolina C (misturada com etanol) no Brasil nos próximos meses não deve superar os níveis de 2019, de acordo com um novo relatório da S&P Global Platts Analytics. Segundo a entidade, com o crescimento econômico mais lento, o consumo do combustível no primeiro trimestre de 2022 deve registrar uma média de 5 mil barris por dia a menos do que no mesmo período de 2019 – antes da pandemia.

Segundo a S&P, esse cenário deve repetir-se em toda a América Latina, onde a demanda por gasolina é projetada em 100 mil barris por dia a menos no primeiro trimestre de 2022 na comparação com 2019. “Um fator-chave para a recuperação da demanda de combustíveis é o mercado de trabalho na América Latina. O emprego na região está 5% abaixo dos níveis pré-pandêmicos”, avaliou o gerente de análise de preços de petróleo e perspectivas regionais da S&P Global Platts, Lenny Rodriguez.

Já em relação ao diesel, a perspectiva é que a demanda total no Brasil levando em conta os dados finais consolidados de 2021 deve ficar em 85 mil barris por dia a mais do que em 2019. Para 2022, a Platts Analytics estima o crescimento da demanda no país em 95 mil barris por dia em relação a 2019, com ressalvas para fatores como inflação persistente e menor crescimento do PIB.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of