DEMANDA POR PETRÓLEO CAIRÁ 8,4 MILHÕES DE BARRIS POR DIA, SEGUNDO AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA
A demanda por petróleo neste ano sofrerá uma queda de 8,4 milhões de barris por dia, segundo as previsões do último relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). A estimativa para 2020 se baseia no ressurgimento de casos de Covid-19 em alguns países, medidas de bloqueio local, teletrabalho continuado e o desempenho reduzido do setor de aviação. A agência ainda mostra certo ceticismo em relação aos desdobramentos causados pela pandemia. “A incerteza criada pela Covid-19 dá poucos sinais de diminuir”, escreveu a AIE.
A entidade acrescentou que alguns países, como a França e o Reino Unido, introduziram medidas como obrigações de uso de máscaras e restrições a reuniões – e que podem ir mais longe no combate à pandemia. “Esta evolução tem um forte peso sobre a atividade econômica e conduz a uma redução das expectativas de recuperação da procura de energia”, declarou.
Já para 2021, a agência acredita que a demanda crescerá 5,5 milhões de barris por dia, com a China continuando a se recuperar fortemente, enquanto a Índia deve mostrar fraqueza.
Deixe seu comentário