DEMISSÃO DO GERENTE DE RECURSOS HUMANOS INDICADO POR CASTELLO BRANCO PODE SER SEMENTE DE NOVO ESCÂNDALO NA PETROBRÁS

swdddddO gerente-executivo de recursos humanos da Petrobras, Cláudio da Costa, foi demitido do cargo nesta segunda-feira (29). A estatal informou que Pedro Brancante (foto à direita), chefe do gabinete da presidência, ocupará a função interinamente até indicação de um novo executivo para o cargo. Costa foi indicado ao cargo em 2019, no início da gestão de Roberto Castello Branco à frente da estatal. O gerente chegou à petroleira após experiência como secretário executivo adjunto de gestão de pessoas da Prefeitura de São Paulo durante o mandato de João Doria.

A gerência-executiva de recursos humanos tratava os assuntos com a presidência da Petrobrás e se reportava diretamente à Castello Branco – que foi demitido da empresa pelo  presidente Jair Bolsonaro, mas se agarrou ao cargo até agora, apesar do constrangimento. Claudio da Costa está sendo investigadowswddddd por ter participado de uma operação com as ações da Petrobrás assim que soube da demissão do presidente da companhia. Petroleiros levantam também a suspeita de uma participação de Castelo Branco nesta operação, mas as investigações ainda prosseguem e não são conclusivas. Outras duas assessoras ligadas a Castelo Branco também estão sendo investigadas. A movimentação teria proporcionado um lucro de R$ 11 milhões.  A venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia por menos da metade do preço que vale, pode estar neste pacote de investigações. Carlos Costa também ocupava uma das vagas no conselho de administração da Transpetro.

Na Petrobrás, como gerente-executivo, Costa tratava de assuntos como o corte de pessoal, a partir dos programas de desligamento voluntário, e da reformulação do plano de saúde, o Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS). Originalmente, ele não era da Petrobrás. Os petroleiros dizem que foi colocado por Castelo Branco para tentar acabar com o espírito de corpo dos petroleiros.

A Petrobrás emitiu a seguinte sobre o assunto em seu site de relacionamento com investidores:

A Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, esclarece que o Gerente Executivo de Recursos Humanos foi desligado da companhia na data de hoje, por ter atuado, em episódio pontual, em desacordo com o disposto na Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários, que veda a negociação de valores mobiliários de emissão da Petrobras por Pessoas Vinculadas nos 15 dias que antecedem a divulgação das demonstrações financeiras da companhia. O Executivo também deixa o cargo de Conselheiro de Administração da Petrobras Transporte S.A.(Transpetro), subsidiária integral da companhia.

Pedro Brancante, chefe do gabinete da Presidência, ocupará a função interinamente, até a indicação de novo executivo para o cargo.

8
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Joel da Rocha Filhojoão batista de assis pereiraLucianoRedação PetronotíciasLuís Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
BRASIL EM 1° LUGAR.
Visitante
BRASIL EM 1° LUGAR.

Parabéns Bolsonaro!!

Luciano
Visitante
Luciano

É um inocente…

JOSE AUGUSTO HOFF
Visitante
JOSE AUGUSTO HOFF

Falta credibilidade a matéria, texto inicial cita Cláudio da Costa,,depois vira Carlos Costa. Que zona.!

Luís
Visitante
Luís

O nome correto é Cláudio da Costa. Favor corrigir a matéria.

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

O nome correto é Cláudio da Costa, mais conhecido como “insider information” e exterminador de aposentados e pensionista da Petrobras.

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A bandalheira na Petrobras ainda não acabou. Vez por outra deparamos com noticias na mídia, de péssima reputação, envolvendo ilícitos na área de RH da Petrobras. Cláudio Costa, homem de confiança do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco e gerente executivo de Recursos Humanos da empresa, foi demitido nesta segunda-feira por negociar ações da estatal em bolsa, poucos dias antes do anúncio do lucro recorde do quarto trimestre do ano passado. Torna-se e mais um caso emblemático de “insider information” na B3, desta feita envolvendo diretamente um executivo do alto escalão da Petrobras. Em nota, a Petrobras diz que esse… Read more »

Joel da Rocha Filho
Visitante
Joel da Rocha Filho

Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não alcançou o poder.
Millôr Fernandes