DEPOIS DE AUMENTAR O AÇO EM 35% APENAS EM 2021, USIMINAS SE DIZ SURPREENDIDA COM LUCRO DE R$ 1,2 BILHÃO EM TRÊS MESES

dedededA Usiminas divulgou nesta sexta-feira (23) um excelente resultado em seu balanço no primeiro trimestre de 2021.  Segundo seu comunicado, “acima do esperado”. O destaque em relação às vendas ficou com o segmento de siderurgia e transformação de aço. A companhia, por ser uma das principais fornecedoras de aço para o setor automotivo no mercado interno e para a indústria do petróleo, deve se deparar com uma demanda ainda aquecida em 2021, visto que os estoques da cadeia produtiva devem se normalizar no fim do primeiro semestre deste ano. Na divisão de mineração, tanto a produção quanto o volume de vendas se mostraram aquém do esperado, porém, o elevado preço do minério, apoiado pela forte demanda chinesa, contribuiu para a estabilidade da receita do segmento. No fundo no fundo, esse resultado não era tão inesperado assim. Afinal, a Usiminas foi uma das siderúrgicas que mais aumentou o preço do aço ao longo de 2020, conforme o Petronotícias vem publicando. Nos primeiros meses do ano, mesmo diante de uma inflação baixa, a empresa já aumentou seus produtos em 35%. Com isso, a empresa conseguiu um lucro de R$ 1,2 bilhão de lucro em apenas três meses. Se alguém ainda se surpreende com este resultado que a companhia teve com essas premissas, aí sim, seria surpreendente.

E não vai parar por aí, não. A companhia ainda prevê novos aumentos nos próximos meses. A empresa diz que o mercado está aquecido. E diante deste cenário, a demanda e recomposição de estoques de clientes, aliados à alta do dólar contra o real e nos preços internacionais da liga, isso mantêm negativa a diferença de valores entre o material importado e o produto nacional. A tendência de preços ainda é positiva para os próximos meses. O próximo aumento deve durar em torno de mais 10%.  Os preço de aço da Usiminas, controlada pelos grupos Ternium e Nippon Steel, já foi 5% maior no fim de março que a média do primeiro trimestre. Desde o início de 2021, os aumentos nos preços do aço na usina já somam cerca de 35% somente em três meses e meio.  O mais recente foi entre  10% a 12%. No ano passado, os preços do aço ao segmento subiram quase 100%.

A companhia que desligou o alto forto número 2, em Ipatinga, forçando uma produção baixa, agora diz que pode religa-lo em junho. Por causa da produção maior, que exige mais estoques de matéria-prima e produto acabado com preços mais altos, a companhia espera que a linha de capital de giro, uma das principais do balanço de qualquer companhia, siga aumentando no segundo trimestre. No primeiro trimestre, o nível de capital de giro da Usiminas disparou 67% em relação aos três últimos meses de 2020 e foi 12% maior que no início do ano passado, atingindo quase 5 bilhões de reais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of