NO ENCERRAMENTO DO ENCONTRO SOBRE O CLIMA, AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA DIZ QUE O MUNDO PRECISA DE AÇÕES REAIS

QAQAAQAOs países precisam combinar suas promessas de reduzir o aquecimento global com ações do “mundo real.” São palavras do diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, falando no Dia de encerramento da Cúpula de Líderes sobre o Clima.  Birol elogiou o presidente dos Estados Unidos,  Joe Biden, por convocar a reunião dentro de 100 dias após assumir o cargo e  saudou os compromissos dos líderes mundiais para reduzir as emissões: “É claro que o nível de compromisso para combater as mudanças climáticas nunca foi tão alto. Esta é uma excelente notícia, mas, vou ser franco, os compromissos por si só não são suficientes. Precisamos de mudanças reais no mundo real. Neste momento, os dados não correspondem à retórica e a lacuna está ficando cada vez maior.” As últimas estimativas da AIE para as emissões globais em 2021 são “um alerta para a humanidade”, disse, porque estão a caminho de ser o segundo maior aumento da história.

Faith Birol disse que “Não estamos nos recuperando da Covid de forma sustentável e continuamos em um caminho de níveis perigosos de aquecimento global. Ainda assim, há motivos para otimismo. A eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, solar, eólica e outras vão quebrar recordes este ano, e as vendas de carros elétricos vão atingir outro recorde, mas chegar a emissões líquidas zero exige muito mais do que isso. Nós Teremos de transformar todo o nosso sistema de energia. Isso significa cortar drasticamente as emissões de caminhões, navios e aviões. Também teremos de fazer o mesmo para as fábricas de aço e cimento, fábricas de produtos químicos e na agricultura.”

Para apoiar ações governamentais mais fortes, a agência publicará  no dia  18 de maio o primeiro roteiro abrangente para que o setor de energia global alcance emissões líquidas zero até 2050. Solicitado pela Presidência da COP26, o roteiro definirá um caminho para o que é necessário dos governos , empresas, investidores e cidadãos devem colocar as emissões globais em um caminho compatível com um aumento de temperatura de 1,5 graus Celsius.

“Hoje temos muitas tecnologias à nossa disposição.  Eficiência energética, solar, eólica, carros elétricos, energia nuclear e muito mais – e precisamos implantá-las o mais rápido possível. No entanto, a análise da  AIE mostra que cerca de metade das reduções para chegar a emissões líquidas zero em 2050 terá de vir de tecnologias que ainda não estão prontas para o mercado hoje. Isso exige grandes saltos em inovação; inovação em baterias, hidrogênio, combustíveis sintéticos, captura de carbono e muitas outras tecnologias”.

Não se enganem, esta é uma tarefa hercúlea. Os participantes desta cúpula aproveitaram a ocasião para fazer novos anúncios. Deixe-me adicionar um da agência. De acordo com nosso próximo roteiro, chegar a zero líquido triplicará as oportunidades de investimento em energia limpa na próxima década. Isso vai gerar milhões de pessoas bem pagas empregos e criar as indústrias do futuro. Mas nossa prioridade é garantir que esses benefícios alcancem o maior número possível de pessoas. Precisamos trabalhar todos juntos para atingir nossos objetivos e criar um futuro melhor para todos nós”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of