DEPOIS DE CINCO DIAS A ENERGIA ELÉTRICA COMEÇA A VOLTAR NO AMAPÁ

jghhjgO Amapá começa ver a sua energia elétrica voltar depois de cinco dias de apagão, em função de um incêndio depois de uma explosão no transformador de uma subestação na capital Macapá. O fornecimento começa a voltar aos poucos neste sábado (7). Cerca de 60% teve o serviço retomado, mas a normalização total se dará em cerca de dez dias. Ao menos 13 dos 16 municípios do estado foram afetados. Segundo o governo estadual, um cronograma de racionamento de energia para os próximos dias será divulgado. Ao longo do dia, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) está testando adequações e ajustes no sistema.

A retomada ainda não atende a todas as áreas da capital.  Cerca de 86 mil pessoas vivem no Estado, das quais mais de 85% ficaram sem energia. Moradores chegaram a recorrer até o Rio Amazonas para conseguir água. Por causa do desabastecimento, o governo estadual começou a distribuir 15 mil caixas de hipoclorito de sódio a 2,5% a população dos municípios atingidos, para ser diluído em um litro de água. O produto tem a finalidade de fazer a desinfecção da kkkkjágua e torná-la boa para consumo, prevenindo enfermidades de veiculação hídrica.

Na madrugada, a energia foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) após a conclusão dos reparos em um dos transformadores da subestação de energia atingida por incêndio há 5 dias, ainda de acordo com o Ministério de Minas e Energia.. O conserto do equipamento foi concluído às 3 horas da manhã. O religamento teria exigido um tempo para aquecimento e monitoramento de características técnicas. Os primeiros consumidores começaram a receber eletricidade às 4h19. Por meio dos Ministérios da Defesa e de Minas e Energia, foram enviados geradores de emergência e óleo diesel na noite de sexta. Em Macapá, a Prefeitura manteve a distribuição de água para moradores desabastecidos em ao menos três pontos da cidade para este sábado. O Governo do Amapá também anunciou a locação de caminhões-pipa, geradores e combustível

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of