DEPOIS DE DOIS ANOS DE AUSÊNCIA POR CAUSA DA PANDEMIA, A FIRJAN VOLTA A VENDER O RIO DE JANEIRO NA OTC

eugeniAusente por dois anos devido à pandemia da Covid-19, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) vai voltar este ano à OTC, que começa na segunda-feira (2) em Houston.  O objetivo é atrair novos players internacionais para atuarem no Rio de Janeiro. Para a federação, o grande trunfo do estado é a competência adquirida para desenvolver projetos no offshore, com grande potencial para avançar no gás natural e em uma matriz energética mais limpa, além de contar com centros de inovação voltados para a pauta de energia, como é o caso do seu Instituto SENAI de Inovação em Química Verde. Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação, “a Firjan considera ser indispensável dar notoriedade às aplicações e tecnologias do gás natural para colocá-lo a serviço do desenvolvimento da indústria petroquímica e da transição energética tanto no estado do Rio quanto no país”.

A Firjan, a Firjan SENAI e a Firjan SESI estarão presentes no estande da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil. Ali, os representantes da federação fluminense se reunirão com representantes das principais empresas de óleo e gás do mundo, além de visitarem centros de pesquisa de desenvolvimento e inovação. “A Firjan mostrará que o estado do Rio é onde se concentram as oportunidades de óleo, gás e também integrados com energias renováveis do Brasil, com mais de 45 projetos potenciais para investimento”, disse a instituição.

Karine Fragoso estará mais uma vez na OTC falando sobre a potencialidade do Rio de Janeiro

Karine Fragoso estará mais uma vez na OTC falando sobre a potencialidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é responsável por 85% da produção de petróleo e 71% da produção de gás e tem a perspectiva de mais de US$ 60 bilhões em investimentos na exploração e produção de petróleo e gás e nas infraestruturas necessárias para disponibilização do gás natural. Além disso, há um novo conjunto de investimentos para aumento da produção em campos maduros por novas operadoras que compraram essas áreas da Petrobrás. Essas empresas são de médio porte e vem agregando projetos em seus portfólios a cada ano, com contribuição também para o fortalecimento do encadeamento produtivo local. O Rio de Janeiro possui ainda pelo menos 10 projetos potenciais de energias renováveis – entre eólicas em mar e unidades de hidrogênio verde.

Há também 3 unidades de processamento de gás natural (UPGN) com capacidade de processamento de 51 mm m3/dia; 2 terminais de GNL (gás natural liquefeito) com capacidade de regaseificação de 51 mm m3/dia; 2 rotas de escoamento, com capacidade de vazão de 38 mm m3/dia; e 8 gasodutos de transportes. Mesmo a feira sendo historicamente focada no desenvolvimento dos projetos de petróleo e gás em mar, esse ano há grande destaque para os temas de Transição Energética, Descarbonização e Novas Energias. Esses temas representam mais da metade dos painéis previstos no Congresso. Em sua programação, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro participará de visitas técnicas e encontros empresariais, com mapeamento de oportunidades para potencializar os projetos que entrarão em operação no estado, como as 10 novas plataformas de produção de petróleo previstas até 2025, e o potencial de sinergia entre os hubs de gás natural fluminense.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of