PETROBRÁS ANUNCIA REAJUSTE DE 19% NO GÁS NATURAL PARA AS DISTRIBUIDORAS

petrobrasA Petrobrás anunciou nesta sexta-feira (29) um novo reajuste no preço de venda de gás natural para as distribuidoras. A empresa disse que o insumo ficará 19% mais caro em R$/m³, em média, na comparação com o trimestre fevereiro-março-abril. Os novos preços ficarão vigentes até 31 de julho, conforme condição previamente negociada e estabelecida nos contratos firmados.

A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência. Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)”, disse a empresa, em comunicado.

A Petrobrás acrescentou ainda que o ajuste decorre da atualização com base nas fórmulas acordadas, que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo brent e da taxa de câmbio. Como é de conhecimento do mercado, a mudança no valor do gás natural traz impacto no preço do gás encanado e do GNV usado em veículos. O preço do botijão de gás de cozinha (GLP) não sofre alteração com o reajuste.

No início da noite, a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) emitiu uma nota comentando o reajuste. Leia o texto na íntegra a seguir:

A Abegás confirma que a Petrobras irá reajustar o custo da molécula e do transporte do gás natural em 19%, em média, a partir de 1º de maio de 2022.

É importante ressaltar que parte dos ativos de transporte já deveria ter sido depreciada, como ocorre com os ativos das distribuidoras de gás canalizado, o que com certeza reduziria esse percentual de aumento.

A falta de regras regulatórias que acelerem a entrada novos ofertantes e de estímulo à expansão da infraestrutura essencial para levar o gás do pré-sal ao mercado consumidor ainda impactam a competitividade do gás natural no País.

A Abegás aproveita para esclarecer que:

  1. As Distribuidoras Estaduais não comercializam gás natural.
  2. O aumento que será aplicado pela Petrobras será repassado para o consumidor sem que as Distribuidoras tenham qualquer ganho decorrente desse aumento.
  3. Os aumentos no preço da molécula de gás natural não trazem benefícios para as Distribuidoras.
  4. Esse reajuste não se aplica aos contratos que as distribuidoras mantenham com outros ofertantes.

A Abegás e as distribuidoras de gás canalizado reiteram seu compromisso na defesa de medidas que incentivem o desenvolvimento da infraestrutura do setor e proporcionem mais competitividade para o gás natural no Brasil, em benefício de todos os consumidores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of