DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO SE TRANSFORMA NO MAIOR DESASTRE AMBIENTAL NA COSTA DE ISRAEL

ghthhythIsrael está tendo que conviver com uma nova realidade. Com o aumento das descobertas de gás e petróleo offshore, o risco de vazamentos de óleo aumentou. Neste momento, as autoridades israelenses estão investigando um derramamento  que levou a um desastre ecológico sem precedentes ao longo da costa mediterrânea de Israel.  Só que nos últimos dias foram colocados sob censura pelo Tribunal de Magistrados de Haifa, depois que um pedido feito pelo  Ministério de Proteção Ambiental. Quaisquer dados que possam identificar os suspeitos – incluindo nomes de pessoas ou embarcações, destino ou portos de saída, rotas de navegação ou carga – são proibidos para publicação sob  censura. A investigação conduzida pela Divisão Nacional de Proteção Ambiental Marinha e pela Polícia Verde, que tem aspectos internacionais complexos.

E isso está dando uma confusão danada, porque a mídia israelense está dizendo que esta censura é irregular. Em resposta a relatórios de que o Ministério degtgtgtggtgt Proteção Ambiental sabia sobre o derramamento antes que o óleo chegasse às costas de Israel, o Ministério enfatizou que não havia nenhum aviso prévio sobre o desastre. De acordo com o Ministério, o vazamento teria ocorrido a mais de 50 quilômetros da costa de Israel, fora de suas águas territoriais. Israel é parte da Convenção de Barcelona, que exige que os países e navios relatem qualquer evento incomum, mas tal relatório não chegou às autoridades israelenses.

Cerca de 10 navios foram localizados como possíveis suspeitos do derramamento e o Ministério está trabalhando para encontrar o responsável e tomar medidas contra ele. Dois dos navios suspeitos chegaram ao porto de Ashdod. O Ministério está em contato com organismos internacionais e uma vez que os navios suspeitos sejam identificados, o ministério entrará em contato com as autoridades competentes para tomar medidas contra os navios suspeitos. Maya Jacobs, diretora -geral da Associação i9i9i9i9i9iAmbiental Zalul, disse que  “Quando as entidades que operam no mar e geram risco de poluição são petrolíferas ricas e companhias de navegação que têm muita influência no regulador, Zalul exige uma investigação transparente e que a ordem [de censura] seja suspensa imediatamente.”

Em resposta à ordem do censor, Adam Teva V’Din (União de Israel para a Defesa Ambiental) alertou que “ocultar todas as questões relacionadas à investigação do desastre do alcatrão é um golpe fatal para a confiança pública no governo e nos reguladores que deveriam garantir a segurança da população e do meio ambiente. Na questão ambiental, certamente quando se trata de desastres dessa magnitude, a transparência e a divulgação de informações ao público são fundamentais e consagradas na legislação e nas portarias. ” Adam Teva V’Din está examinando opções para apelar da ordem do censor. “O Ministério da Proteção Ambiental não tomou medidaso0o00o0o para monitorar e prevenir o desastre ecológico e, portanto, permitiu que ele ocorresse,” disse o Dr. Revital Goldschmid do Centro de Pesquisa Ambiental em Haifa. “O ministério atrasou e não avisou o público a tempo sobre a gravidade e os perigos – e agora o ministério opera na ausência de transparência para com os cidadãos do país que se ofereceram para ajudar na limpeza das praias”. Goldschmid afirmou que não é a primeira vez que se registram deficiências de conduta, profissionalismo e interesses do ministério, com o relatório da Controladoria do Estado de 2019 afirmando que o ministério prioriza os interesses estrangeiros sobre o público. Ela exigiu transparência quanto às falhas no manejo da situação, pois o assunto poderia prejudicar o público em geral ao impactar em dessalinizadores, usinas, lazer e na natureza espalhados pelo litoral.

A ministra de Proteção Ambiental Gila Gamliel afirmou que o ministério estava “focado em localizar o navio responsável pela poluição significativa e é assistido por todos os organismos internacionais.” Gamliel anunciou que o ministério solicitaria que o governo aprovasse dedeededorçamentos imediatos para a reabilitação de praias, mão de obra e preparação nacional para a poluição do oceano e do óleo de praia, entre outras medidas: “Ao mesmo tempo, estamos garantindo que as ações de reabilitação realizadas pelas autoridades locais e outras partes responsáveis minimizarão os danos e impactos ambientais e ecológicos, e restaurarão a situação ao seu estado anterior, de acordo com os padrões mundialmente aceitos.”

Fotos de  criaturas marinhas, tartarugas, pássaros e costas cobertas pelas massas de óleo que lavaram na costa de Israel causaram um alvoroço em no país, com muitos exigindo que o governo encontre o responsável. A causa exata do derramamento de óleo ainda é desconhecida, mas uma possibilidade que está sendo investigada é que um navio estrangeiro carregando uma grande quantidade de óleo derramou o óleo durante a tempestade de inverno que recentemente atingiu a área. Milhares de voluntários, incluindo soldados, trabalharam para ajudar a limpar as praias e o mar.

O presidente Reuven Rivlin visitou os esforços de limpeza na praia em Herzliya e agradeceu aos voluntários por seu trabalho na limpeza das praias e salvamento de animais. “O que vemos aqui é uma monstruosidade e uma dor de cabeça. Esses pontos turísticos são um alerta. Devemos trabalhar em um plano nacional de proteção ambiental para garantir que eventos como este não nos surpreendam. É um dever nacional que não devemos negligenciar. Só assim podemos proteger o futuro de nossos filhos e netos, para que vivam em um ambiente seguro, limpo e não poluído. Quando protegemos o meio ambiente, não estamos apenas cuidando da flora, da fauna, do mar e das praias: estamos cuidando da nossa casa.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of