DESCOBERTA EM ALBACORA MOSTRA PORQUE O PRÉ-SAL PRECISA MESMO SER ENDEUSADO

solangeAo contrário do que o próprio Presidente da Petrobrás disse, pelo jeito, o pré-sal tem razões de sobra para ser endeusado. A empresa acaba de  comunicar à Agência Nacional do Petróleo a descoberta de indícios de petróleo em Albacora, feita  em junho. Cinco poços foram perfurados  para além da camada do pré-sal. O último poço foi concluído em junho, quando a empresa encontrou uma coluna de 45 metros de extensão abaixo de uma camada de sal de cerca de 500 metros de espessura, com óleo leve de boa qualidade a 4.600 metros de profundidade. Para aqueles que ainda dividam dessa riqueza, é uma boa chance para se reconhecer que o pré-sal realmente é a pedra da coroa da companhia estatal. Albacora, é um dos campos gigantes do pós-sal descoberto em 1984, situado a 100 quilômetros do Cabo de São Tomé, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Essa é a maior descoberta de petróleo no pré-sal já feita na Bacia de Campos.

 A diretora de Exploração e Produção da Petrobrás, Solange Guedes, a descoberta de petróleo no pré-sal em Albacora é muito importante, não apenas pelo volume significativo que demonstra existir  mas principalmente por se localizar em um campo onde já há uma infraestrutura de produção, com duas plataformas que atualmente operam no reservatório do pós-sal. Além de poder entrar em produção num prazo menor,  o volume no pré-sal contribuirá para os trabalhos de recuperação da produção em Albacora, que neste momento passa pelo período de declínio natural. Quando se descobre um reservatório como esse, é preciso interligar o poço ao sistema e produzir. É muito significativo, porque é maior do que as outras descobertas já feitas no pré-sal em Campos. O primeiro Teste de Longa Duração em Albacora, será já  no próximo ano. A expectativa é que o poço atinja em testes uma vazão da ordem de 15 mil barris por dia de petróleo.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Finalmente uma postagem lúcida sobre os ativos da Petrobras. Certamente a infraestrutura de Albacora facilitará sobremaneira a produção que pode e deve ser antecipada. Quanto as vazões em TLD, creio que serão maiores que os 15 mil barris/dia previstos.
O pré-sal não é Deus mas é absurdamente grande é capaz de dar imensas chances energéticas para o País, juntamente com as abundantes energias eólicas e solares tão abundantes no Brasil.
Oxalá algum governo brasileiro pense no nosso futuro como Nação e invista numa empresa energética integrada petróleo, sol, vento e biomassa.
Seríamos imbatíveis