DESCOMISSIONAR REATOR NUCLEAR VAI CUSTAR US$ 2 BILHÕES PARA A NORUEGA

xssxsxO descomissionamento dos reatores de pesquisa da Noruega em Halden e Kjeller custará cerca de US$ 1,96 bilhão e levará 20 a 25 anos, de acordo com um relatório encomendado pelo Ministério do Comércio e Indústria da Noruega. O relatório da Atkins e Oslo Economics confirma principalmente as avaliações do Institute for Energy Technology (IFE) e dos consultores de gerenciamento de riscos e garantia de qualidade DNV GL que foram feitos em 2019. Ele estima que a demolição de instalações e a restauração demandará grandes investimentos assim como   haverá custos para o tratamento de combustível usado e o armazenamento de resíduos radioativos. No entanto, observa que há uma “incerteza considerável” em torno desses custos.

O relatório recomenda a limpeza dos locais, para que não haja restrições sobre o uso das áreas no futuro. Também é recomendável encontrar soluções rápidas para o combustível usado, que criarão as condições para o progresso e reduzirão os custos de segurança e preparação para emergências: “Houve operações limitadas de reatores na Noruega, mas temos instalações e resíduos complicados que custam muito”, disse o ministro da Indústria Iselin Nybø. ” O relatório mostra o quão dispendioso e demorado esse descomissionamento pode ser. As medidas propostas ajudarão a tornar a limpeza o mais eficiente possível:  “Vamos nos limpar para nos proteger das consequências prejudiciais para as pessoas e o meio ambiente contra a radiação dessa indústria passada. A investigação faz parte do quebra-cabeça que está sendo implementado para garantir uma limpeza segura e eficaz. Ela será considerada minuciosamente e planejada para ser tratada pelo governo no outono de 2020″.

Os dois reatores de pesquisa da Noruega – o reator de teste de combustível e materiais nucleares em Halden e a instalação de dispersão de nêutrons JEEP-II em Kjeller – foram declarados desligados permanentemente em junho de 2018 e abril de 2019, respectivamente. Sua propriedade e responsabilidade por eles serão transferidas do IFE para o Desmantelamento Nuclear Norueguês (NND). A NND, uma agência do Ministério do Comércio e Indústria, é responsável pela desativação dos reatores de pesquisa e outras infraestruturas nucleares relacionadas. A NND também é responsável pelo manuseio, armazenamento e disposição seguros de resíduos nucleares na Noruega.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of