PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO NO BRASIL CAIU 26% NO MÊS DE ABRIL

rnestNovos números de abril ajudam a entender e sentir os impactos da pandemia do coronavírus no setor de óleo e gás no Brasil. Um dos elos mais afetados é o de derivados de petróleo. De acordo com recentes dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o tombo no processamento nas refinarias brasileiras naquele mês chegou a cerca de 26% na comparação com março. Ao todo, foram 40,1 milhões de barris produzidos durante abril contra 54,3 milhões verificados no mês anterior.

A produção de gasolina A, por exemplo, despencou 32% no período, saindo de 10,8 milhões em março para 7,4 milhões para abril. É uma queda severa causada pela diminuição de veículos nas estradas brasileiras. Apesar de ser um número preocupante, a queda na procura pela gasolina não se compara aos estragos feitos pelo coronavírus no consumo do setor de aviação civil.

A produção de querosene de aviação desabou sonoros 82% em abril, totalizando apenas 537 mil barris ante os 2,9 milhões registrados no mês anterior. Nos cálculos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a demanda por voos domésticos em abril caiu 93,1%, enquanto a procura por viagens internacionais recuou 96,1%.

As previsões mundiais para o mercado de derivados em 2020 não são animadoras, como era de se esperar diante do cenário atual no país e no exterior. A última e mais recente análise da consultoria norueguesa Rystad Energy estima que a demanda por petróleo neste ano será de 88,8 milhões de barris por dia em todo o globo, uma diminuição de 10,8% frente o ano passado.

A demanda por combustíveis de veículos terrestres, por sua vez, sentirá uma queda de 10,8% no ano, totalizando 5,1 milhões de barris por dia, ainda segundo a Rystad. Já a procura por combustíveis de aviação será ainda mais afetada, com diminuição de quase 34%. “Esperamos que o tráfego aéreo comercial global caia pelo menos 34,4% este ano em relação aos níveis vistos em 2019, que estimamos em cerca de 99.700 voos por dia”, escreveu a consultoria.

FLEXIBILIZAÇÃO DE REGULAÇÃO PARA ENFRENTAR A CRISE

Diante da crise na indústria, a ANP está adotando novas medidas para tentar, ao menos, amenizar as dificuldades que as empresas do setor estão enfrentando. As normas estabelecidas pela agência não abrangem apenas o segmento de derivados, mas todo o mercado. Mais recentemente, a diretoria do órgão aprovou os procedimentos que deverão ser adotados pelas petroleiras que desejarem prorrogar a fase de exploração de seus contratos de campos de petróleo e gás. Segundo a determinação da ANP, as operadoras deverão manifestar o interesse na prorrogação da etapa de exploração e apresentar as garantias financeiras previstas nos contratos.

Em outra decisão, a agência enviou uma nota técnica ao Ministério de Minas e Energia onde aborda os possíveis impactos na arrecadação da União, estados e municípios, decorrentes de eventual redução da alíquota de royalties para 5% dos campos concedidos exclusivamente às empresas de pequeno e médio porte. Conforme noticiamos, este tem sido um dos principais pleitos das petroleiras independentes, que já enfrentam dificuldades diante do cenário adverso causado pelo coronavírus.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of