DEZ ANOS DEPOIS DE FUKUSHIMA, AGÊNCIA INTERNACIONAL DIZ QUE SEGURANÇA NUCLEAR ESTÁ MUITO MAIS FORTE

qaaqaqaaO acidente de março de 2011 na usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi “galvanizou a comunidade internacional.” A afirmação é do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi. Ele destacou o trabalho que a agência e seus Estados membros têm feito para fortalecer a segurança nuclear nos dez anos desde o acidente. Grossi observou que, poucos dias após o terremoto, a AIEA enviou uma equipe de especialistas ao Japão para ajudar os engenheiros a avaliar os danos e continuou a ajudar o país na última década. Ele disse que a agência está atualmente ajudando o Japão a enfrentar o desafio contínuo das grandes quantidades de água contaminada armazenada no local de Fukushima Daiichi.

Poucos meses depois do acidente, a AIEA desenvolveu um plano de ação abrangente para fortalecer a estrutura de segurança nuclear global e os Estados-Membros o endossaram. Em todo o mundo, os engenheiros dos operadores analisaram seus reatores nucleares e fizeram atualizações quando necessário. Hoje , virtualmente todos os Estados-Membros com centrais nucleares realizaram ‘testes de resistência’ e muitos utilizam as missões de avaliação pelos pares de especialistas da AIEA”, disse o diretor da AIEA.

Grossi disse que a agência construiu uma plataforma única que promove práticas claras de segurança nuclear para os locais existentes e os que estão sendo desenvolvidos e construídos. “Nosso trabalho não só levou a melhorias concretas na segurança das instalações nucleares, mas também criou uma cultura de segurança global robusta e sustentada. Nós desenvolvemos e melhoramos Padrões, normas e orientações de Segurança. A adoção da Declaração de Viena reuniu todas as partes da Convenção sobre Segurança Nuclear para reforçar seus princípios”, destacou.

Para o diretor da agência, uma lição importante do acidente de Fukushima Daiichi, é que os reguladores devem ser fortes, independentes e com recursos adequados. “Uma estrutura de segurança normativa robusta com a AIEA em seu centro é extremamente importante. Porque a segurança nuclear não é um  fim em si mesma.  É o meio para um fim. É a chave para a expansão da energia nuclear. E, portanto, é a chave ao nuclear cumprindo sua maior promessa de todas – a capacidade de ajudar a estabilizar o clima enquanto permite que as economias e sociedades prosperem, alimentadas por energia livre de carbono segura, estável e sustentável”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of