DILMA INAUGURA OPERAÇÃO COMERCIAL DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

dilmaO sistema elétrico brasileiro acaba de ganhar um novo reforço. Após seis anos de desenvolvimento desde a licitação, a usina hidrelétrica de Belo Monte inaugurou sua operação comercial nesta quinta-feira (5), em cerimônia que contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, e do novo ministro de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida. A unidade, que agora se consolida como a segunda maior hidrelétrica do país, possui carga suficiente para suprir as demandas de 40% das residências brasileiras, segundo o governo. Ativa desde o início da semana, a primeira turbina tem potência instalada de mais de 611,11 MW, que já estão disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Operada pela Norte Energia, a usina ainda conta com outras 17 unidades geradoras em fase de montagem, que deverão ser concluídas e acionadas até 2019. O empreendimento, localizado em Vitória do Xingu, no Pará, contará com uma potência instalada de 11.233 MW.

Em seu discurso durante a cerimônia oficial, Dilma ressaltou a importância do projeto para os novos caminhos sustentáveis da matriz energética brasileira. “A geração é feita por fontes sustentáveis e por menos poluentes do que os usados nos países desenvolvidos”, disse a presidente, que também usou a plataforma para defender seu mandato. “Com Belo Monte, criamos riqueza única e o que me move, que faz com que eu queira lutar para manter meu mandato, é que nós construímos um patrimônio neste país.” Segundo o governo, a usina gerou 20 mil empregos diretos e outros 40 mil indiretos na região.

A construção da usina vem sendo motivo de controvérsias desde sua concepção, devido ao impacto que pode ter sobre o meio ambiente e as populações indígenas da região. De 2001 para cá, o Ministério Público do Pará moveu 26 ações apontando irregularidades tanto no licenciamento quanto no cumprimento de condições mínimas para a instalação do projeto. Com base nas denúncias, a Justiça optou por suspender a licença operacional da usina no último mês de janeiro, o que acabou por ser revertido.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of