DILMA VAI DISCUTIR PARCERIA ENTRE PETROBRÁS E PEMEX COM PRESIDENTE DO MÉXICO

Numa atitude de aproximação política e comercial, o presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, aceitou convite para visitar a presidente Dilma, no próximo dia 20. Entre os tópicos da agenda, está a discussão de um acordo entre a Petrobras e a estatal mexicana Pemex. O encontro poderá contar com a presença de Graça Foster, presidente da petrolífera brasileira. Segundo o governo brasileiro, uma área de cooperação a ser trabalhada seria a parceria na compra de equipamentos de uso comum.

Da parte do México, a população mexicana espera do presidente Penã Nieto o aumento dos investimentos em tecnologia na Pemex, que sofre sensível queda de produtividade. Em campanha, Peña Nieto assumiu o compromisso de buscar maior liberdade de atuação para a companhia estatal, enquanto especialistas mexicanos estimam que a estatal Pemex necessite de US$ 20 bilhões anuais para aumentar a produção de 2,6 milhões de barris por dia, para 3 milhões, a partir de 2017. O recorde de produção da companhia foi de 3,4 milhões de barris diários – há 8 anos.

A proposta de Nieto é abrir a empresa para a participação privada, permitindo à estatal lançar ações no mercado, como a Petrobrás. No entanto, Nieto não conseguiu maioria absoluta no Congresso, o que vai demandar uma série de negociações para alterar artigos constitucionais sobre o monopólio da Pemex na exploração de petróleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of