DIRETORA DA AGÊNCIA NUCLEAR MUNDIAL DEFENDE A INOVAÇÃO COM IMPULSO PARA MELHORAR EFICIÊNCIA DAS USINAS

aqaqaqA Diretora Geral da Associação Nuclear Mundial, Agneta Rising, que participou do  Fórum Científico 2020 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)  disse que a inovação nuclear está impulsionando a melhoria em todas as partes da indústria, aumentando a confiabilidade, eficiência, economia e flexibilidade. Ela afirmou que a inovação está acelerando o desenvolvimento e a comercialização de pequenos reatores modulares, abrindo aplicações adicionais para a energia nuclear. “ Um rápido aumento na geração nuclear confiável de baixo carbono é necessário se o mundo quiser cumprir suas metas de mudança climática e, ao mesmo tempo, atender às ambições de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, espera-se que a demanda de energia cresça, com o consumo de eletricidade sendo uma parte importante disso, conforme eletrificamos cada vez mais o aquecimento e o transporte.”

Em sua participação,  a diretora da WNA  lembrou que  a capacidade de geração nuclear precisa crescer seis vezes até 2050 e atingir 25% da geração de sxsxxxeletricidade para manter o aumento da temperatura global suportável. No entanto, Rising observou que as projeções da Agência Internacional de Energia e da AIEA indicam que o crescimento projetado da energia nuclear não será suficiente para atender a essa demanda crescente: “A inovação pode ajudar a superar muitos dos desafios que a energia nuclear enfrenta atualmente e que está impedindo seu crescimento. Felizmente, há sinais recentes de que a velocidade da inovação no setor nuclear está se acelerando. Isso está ocorrendo ao longo do ciclo de vida de uma usina nuclear e no ciclo mais amplo do combustível.”

Ela observou que em muitos países-chave em crescimento, os projetos de reatores nucleares estão sendo entregues com sucesso dentro do custo e prazo. Um exemplo disso é a recente conclusão da construção da unidade 5 de Tianwan(foto a esquerda), na China, em menos de cinco anos. Além disso, embora os projetos inéditos recentes nos países ocidentais tenham enfrentado dificuldades, há sinais de que a indústria começou a superar aqaqaesses desafios:  “A inovação nas práticas de design e construção está reduzindo os riscos, cronogramas e custos do projeto.” Exemplos disso incluem a digitalização de informações da planta e construção em série.

No ano passado, a Usina Nuclear de Tarrapur, na Índia,  completou 50 anos, enquanto a Usina de Turkey Point, nos EstadosUnidos,  foi a primeira a ser licenciada para operar por 80 anos: “Isso destaca que a inovação e o licenciamento flexível com base em metas são essenciais para que os reatores atinjam seu potencial”, disse Rising.A inovação também é a chave para a criação das usinas nucleares de amanhã. Isso não só fornecerá eletricidade, mas também uma gama de outras aplicações de energia, como calor doméstico, calor de rrrrfprocesso industrial de alta temperatura, produção de hidrogênio e dessalinização.”

Rising disse que pequenos reatores modulares (SMRs) costumavam ser considerados “tecnologias do futuro”, mas agora existem plantas de demonstração em operação ou prestes a começar a construção. “À medida que mais e mais designs SMR amadurecem, sua função deve crescer rapidamente nas décadas de 2030 e 2040. É claro que alguns dos desafios mais famosos da energia nuclear giram em torno do fim do ciclo do combustível e do ciclo de vida das usinas. A tarefa é enorme e a escala de tempo não muito longa. Mas, com o tempo, veremos mais SMRs chegando. Além da geração de energia, essas unidades também podem ser utilizadas para aquecimento e aquecimento de processos industriais.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of