DONOS DO EVER GIVEN E AUTORIDADE DO CANAL DE SUEZ CHEGAM A ACORDO PRELIMINAR PARA LIBERAÇÃO DO NAVIO

EVER-GIVENO Ever Given, ufa!, finalmente deve ser liberado para sair do Egito. Os proprietários da embarcação chegaram a um acordo preliminar com a Autoridade do Canal de Suez (SCA) sobre a indenização que será paga para a liberação do porta-contêineres. Os valores, contudo, ainda não foram divulgados pelas partes.

Como se sabe, o Even Given ficou encalhado cerca de uma semana no Canal de Suez, causando um verdadeiro salseiro no fluxo logístico mundial. O incidente aconteceu no final de março. Depois de desencalhado, o navio foi direcionado a uma área do canal chamada de Great Bitter Lakes, onde passou os últimos três meses aguardando liberação para navegar novamente.

A princípio, a Autoridade do Canal de Suez pediu uma indenização no valor de US$ 916 milhões. Os proprietários do navio rejeitaram a proposta, por considerá-lo muito alta. As conversas seguiram. Depois, o pedido chegou a ser reduzido para US$ 550 milhões.

A seguradora do Even Given, UK CLub, divulgou uma nota nesta quarta-feira (23) que está “agora trabalhando com a SCA para finalizar um acordo de liquidação o mais rápido possível”. A organização ainda acrescentou que quando “cumpridas as formalidades, serão tomadas as providências para a liberação da embarcação”. A dona do Even Given é a japonesa Shoei Kisen Kaisha. Já a operadora da embarcação é a Evergreen Marine, de Taiwan.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of