DRONES MARÍTIMOS UCRANIANOS VOLTAM A ATACAR PETROLEIRO DE UMA FROTA PARALELA USADO PELA RÚSSIA NO MAR NEGRO
A Ucrânia voltou a usar drones marítimos Sea Baby, operados pelo seu Serviço de Segurança (SBU), e atacou mais um petroleiro identificado como pertencente à “frota paralela” da Rússia no Mar Negro. O navio, chamado Dashan, que ostenta a bandeira das Ilhas Comores, navegava, segundo relatos, dentro da zona econômica exclusiva da Ucrânia, com destino ao porto russo de Novorossiysk. Este é o terceiro petroleiro desse tipo, pertencente à frota paralela, destruído por drones marítimos ucranianos em duas semanas.
O custo aproximado de um navio-tanque desse tipo é de 30 milhões de dólares, e em pelo menos um carregamento recente ele transportou produtos petrolíferos no valor de quase 60 milhões de dólares.Uma fonte de segurança ucraniana disse que os drones Sea Baby foram usados em uma operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e da Marinha ucraniana.
O navio Dashan já havia sido sancionado pela União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália e Suíça por transportar matérias-primas russas e por navegação de alto risco, ou seja, com o sistema de identificação desligado. Nas últimas duas semanas, este é o terceiro petroleiro da frota paralela que atacado. Em 29 de novembro, drones marítimos atacaram dois petroleiros sancionados, o Kairo e o Virat, pertencentes à frota clandestina russa no Mar Negro.

publicada em 12 de dezembro de 2025 às 20:00 




