DUQUE É CONDENADO A MAIS DE 20 ANOS DE PRISÃO EM APENAS UM PROCESSO

Renato DuqueO juiz federal Sergio Moro continua mostrando a firmeza de suas sentenças em relação à Operação Lava Jato. O ex-diretor de serviços da Petrobrás Renato Duque foi condenado, nesta segunda-feira (21), a mais de 20 anos de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e mais oito pessoas também foram condenados pela justiça. Vaccari teve a pena estipulada em 15 anos e quatro meses de prisão. Os dois atualmente estão presos no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, no Paraná.

Além dos dois citados, a sentença também condenou o doleiro Alberto Youssef, o dono da Setal, Augusto Mendonça, o ex-gerente da Petrobrás e braço direito de Duque, Pedro Barusco, e os operadores Julio Camargo e Mário Góes, além de Adir Assad, Dario Teixeira Alves Júnior e Sônia Mariza Branco.

Na sentença, Moro afirma que a diretoria de serviços sob o comando de Duque recebeu mais de 36 milhões de reais, 956 mil dólares e 765 mil euros de propinas relacionadas a contratos com quatro consórcios: Consórcio Interpar, Consórcio CMMS, Consórcio Gasam e contrato do Gasoduto Pilar-­Ipojuca.

“Um único crime de corrupção envolveu pagamento de mais de vinte milhões em propinas. Mesmo considerando que Renato de Souza Duque recebia uma parcela desses valores, o montante ainda é muito elevado”, afirma Moro no texto, pouco antes de falar sobre o crime de lavagem de dinheiro, que foi cometido pelo menos 27 vezes pelo ex-diretor da Petrobrás, segundo a sentença.

As condenações de Duque somaram um total de 20 anos e oito meses de reclusão, incluindo a obrigação de pagamento de uma multa de mais de R$ 1,25 milhão.

VEJA A SENTENÇA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marcus Meurer Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcus Meurer
Visitante
Marcus Meurer

Duque,
Nobre senhor do Condado dos Pixulécos
Em reconhceimento por sua nobre nobresa,
Premiado foi, com uma Capitania Hereditária nas terras curitibanas.
Que por muito tempo, por fique por lá.