EB BOMBAS E EQUIPAMENTOS REALIZA PLANO DE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR PRESENÇA EM ENERGIA E ÓLEO & GÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Diretores01De olho em novas oportunidades de negócios nos setores de energia e óleo & gás, a brasileira EB Bombas e Equipamentos realizou nos últimos anos um grande plano de investimentos. O objetivo central era expandir o patamar de atuação da empresa, que atua há mais de 35 anos no mercado de bombas centrífugas e equipamentos rotativos em geral. Em entrevista ao Petronotícias, o sócio e diretor técnico/comercial da companhia, José Vilas, contou alguns dos investimentos realizados, que vão desde a aquisição de um centro de usinagem com operação de 5 eixos simultâneos até a contratação de novos profissionais. Falando especificamente de óleo e gás, o executivo está com boas expectativas de novos negócios. “A EB está com uma perspectiva de crescentes oportunidades de novos produtos para novas unidades ou substituição por obsolescência. Aliado a isso, podemos prestar total apoio na área de serviços offshore, in the company, ou em nossas instalações”, afirmou. O diretor ainda detalhou que a companhia possui todos os cadastros para atendimento na área de energia, inclusive atendendo também a Eletronuclear. “Atuamos também na área de energia junto a termoelétricas e hidrelétricas, do Oiapoque ao Chuí, buscando sempre apoiar nossos clientes na melhoria contínua, diminuição de custos de manutenção e redução do consumo de energia”, acrescentou.

Como tem sido a atuação da empresa no setor de óleo e gás, especialmente na área offshore?

FabrilO segmento de óleo e gás é, sem sombra de dúvidas, o setor de maior crescimento em nossos produtos e serviços. A experiência de nossos profissionais, aliado aos nossos produtos e serviços, criou uma ligação técnica e comercial com o segmento muito forte. Possuímos profissionais aptos e treinados para serviços offshore em escala mundial, aliado ao apoio técnico em melhoria de projetos e assessoria técnica com foco em melhorias mecânicas e hidráulicas. Possuímos hoje contratos vigentes e com atuação constante na área de manutenção e serviços, aliado a fornecimento de manutenção, spare parts, medições de performance, testes de bancada e reengenharia. A EB Bombas e Equipamentos dispõe ainda de um bom acervo técnico dos produtos e serviços executados, bem como equipe exclusiva para atendimento ao segmento óleo e gás.

Quais são as perspectivas de novos negócios dentro do segmento de petróleo?

IMG_0559Estamos muito animados e com excelente perspectiva de crescimento no setor. As grandes e conceituadas empresas que operam neste segmento possuem exigências e critérios diferenciados e muito produtivos. A EB está com uma perspectiva de crescentes oportunidades de novos produtos para novas unidades ou substituição por obsolescência. Aliado a isso, podemos prestar total apoio na área de serviços offshore, in the company, ou em nossas instalações. A EB se preparou e continua em constante melhoria para apoiar seus clientes em todos os aspectos. Um dos nossos carros-chefes é o total apoio para reengenharia e nacionalização de produtos que nossos clientes possuem sem ter como recorrer aos fabricantes dos mesmos, motivado por ausência [desses fabricantes] em território nacional ou pelo longo tempo de retorno de suas necessidades.

E quanto ao segmento de energia? Quais são as últimas movimentações da EB nessa área ?

DSC06507Possuímos todos os cadastros para atendimento na área de energia. Inclusive, e com muito orgulho e honra, sendo a Eletronuclear nossa cliente. Fornecemos produtos e serviços de elevadíssima criticidade, aliado ao rigorosíssimo sistema de controle de qualidade da Eletronuclear. Possuímos cadastro Eletronuclear RCD4 e já em tramitação para evoluir para RCD3.

Adotamos a premissa de que “A EB existe para os clientes”. Por isso, gostamos muito de receber nossos clientes em nossas instalações, onde sempre trocamos cases de melhoria. Atuamos também na área de energia junto a termoelétricas e hidrelétricas, do Oiapoque ao Chuí, buscando sempre apoiar nossos clientes na melhoria contínua, diminuição de custos de manutenção e redução do consumo de energia. A EB Bombas oferta sempre produtos desenvolvidos para as reais necessidades de nossos clientes.

Poderia falar de novos investimentos previstos no parque fabril da empresa?

Diretores02

Renato Penati, um dos sócios da EB Bombas

Nós, sócios diretores da EB Bombas, criamos no final de 2018 um audacioso planejamento de crescimento e investimento, com recursos próprios, que mudou nosso patamar de atuação. Em resumo, adquirimos novas unidades de fabricação automatizadas (novo centro de usinagem). Além disso, fizemos a aquisição de centro de usinagem com operação de 5 eixos simultâneos, com elevadíssima velocidade e precisão, que diminui de forma significativa o tempo de fabricação dos produtos projetados.

Investimos, e já está em operação, em uma nova fábrica de selos mecânicos com capacidade, know how e acervo para atender a todos os planos de selagem e exigências da API. A EB Bombas também investiu em novos softwares de engenharia e hardware, possibilitando assim maior agilidade nos estudos e projetos especiais de todos os nossos clientes. A empresa também ampliou e modernizou seu departamento de manutenção, montagem e serviços.

A companhia expandiu a capacidade de bancada de teste de performance de bombas e equipamentos, possuindo agora a capacidade de até 2.500 cv e 6.600 volts. Essa é uma das maiores bancadas do país, de uma empresa 100% nacional. Fizemos a ampliação de nosso setor de qualidade com novos instrumentos e equipamentos que permitem detectar possíveis falhas de processo antes de sua execução. Adicionalmente, investimos no segmento de tratamento térmico (temperas/revenimento/solubilização/tratamentos especiais), e execução de soldas especiais. Outra novidade foi a atualização, upgrade e retomada do setor de fundição de aços e metais, criando assim maior agilidade e maior controle de todos nossos produtos, com capacidade de 40 toneladas/mês.

UsinagemMas o principal investimento, sem a menor sombra de dúvidas, foi realizado em profissionais. Contratamos e possuímos hoje profissionais com elevada experiência e vivência no segmento de bombas, com conhecimento da área de óleo e gás, energia, siderurgia, papel e celulose, mineração, açúcar, álcool e saneamento. São profissionais de projeto com passagem em grandes empresas, técnicos e engenheiros com vivência de campo. Sem dúvida, temos um dos melhores metalurgistas do Brasil e uma equipe de manutenção com constante treinamento.

Fazemos a execução constante de melhoria dos nossos processos produtivos e treinamento constante, aliado aos já exigidos pelos nossos clientes e normativas brasileiras e internacionais. Estamos em fase de implantação/confirmação da ISO 37000, onde possuímos uma gestão de compliance muito participativa. Em resumo, investimos em pessoas e, como retorno, possuímos aderência profissional e paixão pelo nosso resultado.

Por fim, poderia comentar, de maneira geral, quais são as estratégias da empresa para continuar crescendo?

IMG_9729A nossa visão é que se o cliente possui uma necessidade de melhoria, que a EB seja a primeira a ser lembrada e a primeira a ser escolhida. Nossos clientes buscam, de forma cada vez mais frequente, a solução de menor prazo possível. Com isso, nossa estratégia é estar sempre à frente de nossos concorrentes nos quesitos prazo de entrega, qualidade e prestando suporte técnico e operacional. Obteremos esse resultado mantendo nossa equipe de profissionais treinada e reciclada de forma contínua, melhorando e buscando formas de otimizar nossos processos.

18
Deixe seu comentário

avatar
9 Comment threads
9 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors
José VilasRangel VidalRafael (Eurovip Portugal)Rafael FigueiredoLuís Cláudio Costa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fábio Lima
Visitante
Fábio Lima

Tenho enorme satisfação em fazer parte da equipe de funcionários dessa tão renomada empresa

José Vilas
Visitante
José Vilas

Orgulho temos do nosso time de colaboradores, sempre prontos para novos desafios.
EB Bombas.

wagner
Visitante
wagner

A EB sempre desenvolvendo para todos os mercados as melhores soluções em equipamentos rotativos para bombeamento de fluidos, com projetos de equipamentos novos de alta qualidade, manutenções de alta performance, desenvolvimento e fabricação de peças sobressalentes.

José Vilas
Visitante
José Vilas

Orgulho temos do nosso time de colaboradores, sempre prontos para novos desafios.
EB Bombas.

Renato Volpato
Visitante
Renato Volpato

Uma empresa realmente surpreendente com sua iniciativa, criatividade, profissionalismo e principalmente foco nas necessidades de seus clientes.
Parabéns por esta evolução e conquista de mercado, fruto do exposto acima, aliado a coragem de investimentos significativos em uma época difícil de nossa economia.
Siga em frente EB Bombas !!

José Vilas
Visitante
José Vilas

Estimado Renato. Bom dia. Receber elogio de um dos melhores Engenheiros de rotativos do país é ter a certeza que estamos no caminho certo.
Obrigado.
EB Bombas.

Constantin
Visitante
Constantin

Equipe toda com trabalho fantástico. Vamos fazer a diferença. Não basta estarmos juntos temos que estar unidos.EB crescendo a cada dia que passa pronta para grandes desafios pela frente.

José Vilas
Visitante
José Vilas

Orgulho temos do nosso time de colaboradores, sempre prontos para novos desafios.
EB Bombas.

Fabiane Erller
Visitante
Fabiane Erller

Orgulho em fazer parte da equipe de uma empresa conceituada e com visão de futuro, melhoria e qualidade aos clientes!

José Vilas
Visitante
José Vilas

Orgulho temos do nosso time de colaboradores, sempre prontos para novos desafios.
EB Bombas.

Luís Cláudio Costa
Visitante
Luís Cláudio Costa

A EB BOMBAS é uma empresa de primeira linha, estando totalmente preparada para novos desafios e conquistas.Detaca-se a seriedade de sua gestão, o profissionalismo, o desenvolvimento técnico e a interação de seus colaboradores. Sou testemunha de seu desempenho. Luís Cláudio Costa, do Rio de Janeiro.

José Vilas
Visitante
José Vilas

Estimado Luis. Bom dia. Ficamos honrados e agradecidos pelo relato. Estaremos sempre alertas para manter sempre a satisfação de nossos clientes e amigos.
EB Bombas.

Rafael Figueiredo
Visitante
Rafael Figueiredo

A EB BOMBAS E EQUIPAMENTOS é uma empresa que posso dizer ser uma das melhores (senão a melhor) do Brasil.
Pessoal competente e comprometido.
Parabéns a equipe da EB BOMBAS E EQUIPAMENTOS ????

José Vilas
Visitante
José Vilas

Estimado Rafael. Bom dia. Agradecemos o apoio e confiança em nossos produtos e serviços. Conte sempre consoco.
EB Bombas.

Rafael (Eurovip Portugal)
Visitante
Rafael (Eurovip Portugal)

Tenho enorme orgulho de ser prestador de serviços do grupo EB! Parabéns Dr. Vilas.

José Vilas
Visitante
José Vilas

Estimado Rafael. Vossos serviços prestados com extrema qualidade nos faz galgar sempre a busca da excelência em nossos serviços. Muito Obrigado.
EB Bombas

Rangel Vidal
Visitante
Rangel Vidal

A EB é uma referência nacional em reengenharia e tem Know How para ofertar soluções e projetos para área de bombeamento, do mais simples ao complexo. Parabéns pelo crescimento e continue buscando a melhoria contínua de seus processos e investindo em seus colaboradores. Sucesso sempre!

José Vilas
Visitante
José Vilas

Estimado Rangel. Boa tarde. Agradecemos vosso relato onde este nos impulsiona a buscar de forma continua a excelência.
EB Bombas.