ALEMANHA BUSCA ACORDO COM O CATAR PARA FORNECIMENTO DE GÁS POR LONGO PRAZO

robertNão estão muito fáceis e nem chegaram a um bom termo as negociações para fornecimento de gás do Catar para a Alemanha, que busca em todas as frentes para se resguardar de um possível corte no fornecimento da Rússia, depois da guerra com a Ucrânia. A Alemanha insiste em um contrato de longo prazo, mas o Catar já tem seus compromissos anteriores e não pode atender às necessidades imediatas dos alemães. A Alemanha, que pretende reduzir suas emissões de carbono em 88% até 2040, está relutante em se comprometer com as condições do Catar para assinar um acordo. O Catar, maior fornecedor de GNL do mundo, também está especificando termos como uma cláusula de destino que impediria Berlim de redirecionar o gás para outras áreas da Europa, uma condição à qual a União Europeia se opõe.  As  concessionárias alemãs enfrentam os  desafios que a UE enfrenta para  diversificar e ficar independente  do gás russo.

A Alemanha consome cerca de 100 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás natural anualmente, com cerca de 55% vindo da Rússia e volumes menores canalizados da Holanda e Noruega. Ela está financiando a construção de dois terminais de GNL e alugou quatro unidades flutuantes de armazenamento e regaseificação (FSRUs) comocatar medida paliativa.  O que ele precisa agora é o GNL real.  O Catar também é firme na indexação do petróleo, vinculando os contratos ao preço do petróleo, que representa a estrutura de preços de suas vendas alternativas na Ásia, enquanto os alemães estão buscando uma ligação com os preços que a Alemanha compra da Holanda, sua vizinha.

 O Catar está no comando dessas discussões, porque sab que é um fornecedor confiável e pode ter volumes suficientes para atender a muitos clientes e não um grande fornecimento apenas  para poucos clientes. A RWE, maior produtora de energia da Alemanha, fechou em 2016 um acordo com a Qatargas, para fornecimento de   1,1 milhão de toneladas de gás natural liquefeito que  serão entregues anualmente até o final de 2023.O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, visitou o Catar em março para discutir a aquisição de volumes adicionais, mas nenhum acordo foi fechado até agora e é esperado que volte a Doha até o final deste mês.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of