EBSE E NUCLEP SE JUNTAM NA SEDE DA FIRJAN PARA FALAR SOBRE A NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES PARA O CLUSTER NAVAL DO RIO

news-segunda

Marcelo Bonilha e almirante Carlos Seixas

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) está organizando e será sede de um evento muito importante para o Cluster Naval do estado. Durante toda a tarde de terça-feira (12), a partir das 15 horas, a EBSE e a Nuclep, as duas maiores caldeirarias pesadas do Rio de Janeiro, estarão à frente de um encontro voltado para empresas que querem qualificar-se como fornecedoras do segmento naval, seja para embarcações civis ou militares. O evento terá a participação do Presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, e o Presidente da Nuclep, Almirante Carlos Seixas. Se a sua empresa tem este objetivo, não deixe de inscrever-se e ir ao evento amanhã, que terá o seu credenciamento aberto às 14h30, no Centro de Convenções da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas nesse link.

O almirante Carlos Seixas conversou com o Petronotícias sobre essa iniciativa:

 –  A indústria naval, como o próprio nome já diz, é um segmento voltado para embarcações, daquilo que atende ao mar. No caso, por exemplo, anuclep Nuclep constrói submarinos. Mas há outras oportunidades. Eu brinco sempre com o presidente da EBSE, dizendo que nós não somos concorrentes, mas sim complementares. A EBSE pode, sim, ajudar a Nuclep nas suas obras. Então, estamos incentivando essa parceria, que é uma demonstração de que essas duas empresas estão no segmento, trabalhando em conjunto, aumentando a possibilidade de crescermos juntos. Com isso, podemos fazer um arrasto nas empresas de menor porte, que poderão nos suprir com produtos e serviços. É muito importante, para a indústria naval, estarmos no Rio de Janeiro, porque o Cluster Naval congrega essas possibilidades. E apresentarmos na Firjan aquilo que estamos fazendo e aquilo que podemos dar para as empresas do Rio de Janeiro vai ser um pontapé inicial para um futuro melhor para o nosso estado.

– Como o senhor vê a participação da Nuclep neste evento?

– A participação da Nuclep neste evento é importante sob diversos aspectos. Primeiro, porque mostraremos para a sociedade o que a empresa está fazendo. Ou seja, o que nós estamos produzindo no momento. Acho que é uma maneira de dar ciência à população sobre onde está sendo empregado o dinheiro de seus impostos. Uma empresa estatal tem o dever e a obrigação de dar provas do que está sendo feito para a sociedade. É importante incentivar esse nosso cluster naval e fomentar a indústria no Rio de Janeiro, porque estamos precisando muito disso.

-A Nuclep já tem obras que possam envolver outras empresas, independentes do Cluster Naval?

– Em relação as perspectivas do segmento, eu acho que é significativo os novos contratos da Nuclep, principalmente o que estamos em via de assinar com a Eletronuclear para a fabricação dos trocadores de calor da usina de Angra 3. Acho que vamos abrir aí uma demanda para a aquisição de novos itens que serão necessários. As indústrias do Rio de Janeiro têm capacidade para isso. Portanto, é importante divulgarmos aqui que vamos ter demandas. E, quem sabe, seja possível comentar e incentivar as indústrias do Rio, porque estão próximas e é bom para o crescimento do nosso Estado.

– Como o senhor avalia a qualificação das empresas pequenas e médias do estado do Rio de Janeiro?

– Eu entendo ser importante que as empresas do Rio de Janeiro se qualifiquem, justamente para atenderem à demanda das grandes empresas do estado. Então, eu entendo que mostrar as demandas da Nuclep abre possibilidades para que as empresas menores se qualifiquem para os itens que vamos precisar no futuro. Outra coisa: por sermos estatal, temos uma série de normas que precisam ser seguidas. É ebseimportante que essas empresas conheçam essas normas. As companhias fornecedoras devem preparar-se para quando tivermos a necessidade de determinados itens na fabricação de grandes equipamentos.

O Presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, também falou sobre a importância do evento que está sendo organizado pela Firjan:

– Sem dúvidas, esse será um evento especial não só para as empresas do Rio de Janeiro, mas também para quem queira conhecer o que é o Cluster Naval do nosso estado. A EBSE, que já tem uma longa experiência em vários setores da construção pesada no Brasil e no exterior, sente-se honrada com o convite da Firjan para incentivar as pequenas e médias empresas do nosso estado. Estamos desenvolvendo agora alguns contratos para a manutenção de algumas embarcações militares e de pesquisa para a Marinha do Brasil. Essa experiência e a necessidade de termos parceiros menores é uma realidade. Quem participar do evento poderá aproveitar muito aquilo que já sabemos e queEBSE 1 queremos dividir.

– O Presidente da Nuclep falou em uma parceria com a EBSE. Como o senhor avalia essa possibilidade?

– Eu avalio de forma muito positiva. Sempre converso com o Almirante Carlos Seixas, que é um profissional muito experiente e conta com uma equipe muito boa em sua companhia. Por ter origem na Marinha, com certeza, ele poderá agregar muitos conhecimentos não só para EBSE, mas também para as empresas que quiserem participar do Cluster Naval que a Firjan está capitaneando. Como ele diz, e eu concordo, por nossas características e expertises das duas equipes, somos empresas que se complementam e podem fazer muitas parcerias e negócios juntos. Em conjunto, seguramente, temos as maiores e melhores áreas para se desenvolver e produzir grandes negócios e grandes equipamentos. 

– E como o senhor está vendo os negócios no setor naval do Rio?

KARINE

Karine Fragoso

Enxergo com bons olhos, porque vejo a integração entre profissionais e empresas que se complementam. E é isso que queremos fazer com toda cadeia. Claro, há muito a ser feito. É uma indústria importantíssima que precisa voltar a toda carga. Muitas ficaram para trás por determinadas circunstâncias, mas elas podem reerguer-se e seguir em frente. É isso que elas precisam, é isso que precisamos e é isso que o nosso mercado espera. Eu convido as empresas que puderem participar do evento nesta terça-feira (12) para aproveitar essa grande oportunidade que a Firjan está proporcionando. 

Veja como será a programação:

14h30– Credenciamento
15h00 – Abertura- (30minutos)
Karine Fragoso + Vídeo de apresentação do RdO
• Diretor Sesi Senai Alexandre dos Reis
• Contra Almirante Walter Lucas Silva – Presidente do Cluster tecnológico Naval RJ
• Presidente em exercício da Firjan Luiz Césio Caetano

15h30 – 1ª etapa – Apresentação das Oportunidades, Desafios e Tendências Informações sobre as oportunidades de fornecimento
Marcelo Bonilha – Presidente na EBSE

Marco Danemberg- Diretor EBSE

Marco Danemberg – Diretor EBSE

Marco Danemberg – Diretor da EBSE
• Almirante Carlos Henrique Silva Seixas
Presidente da Nuclep
Nicola Mirto Neto – Diretor Comercial da Nuclep

16h30 – 2ª etapa – Modelo de Compra e Qualificação de Fornecedores
Passo a passo para o fornecimento de materiais e serviços
Luiz Fernando Andrade Pires – Superintendente da EBSE
Nívea Bertão de Moraes – Gerente de Compras e Serviços da Nuclep
Wladimir dos Santos – Assistente de Apoio de Compras da Nuclep

Nicola, Diretor Comercial da EBSE

Nicola Neto, Diretor Comercial da Nuclep

17h30 – Perguntas e Resposta para o painel
18h00 – Encerramento/Encontro de Networking

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of