EBSE ESTÁ CONCLUINDO A ÁRVORE DE NATAL DO OUTEIRO DA GLÓRIA QUE RECEBERÁ NOVA ILUMINAÇÃO PARA INAUGURAR DIA 25
A EBSE volta a presentear o Rio de Janeiro com uma árvore de natal gigante que mais uma vez este ano será montada numa igreja histórica da cidade: o Outeiro da Glória. A árvore acabou de ser montada por um grupo de profissionais da empresa, comandada pelo seu corpo de engenheiros. Hoje, um especialista começará a instalação de uma nova iluminação, que será bem diferente da do ano passado. A inauguração da Árvore de Natal do Outeiro da Glória está marcada para às 18 horas do dia 25, próxima quinta-feira, com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Depois da inauguração, será rezada uma missa na igreja do Outeiro.
Mesmo no auge da pandemia no ano passado que virou o mundo de pernas pro ar, foi surpreendente a frequência das pessoas que visitaram a árvore. Foi muito acima do esperado. Este ano, espera-se um número ainda maior. Para isso, o provedor da Secular Irmandade do Outeiro da Glória, o empresário Renato Abreu, diz que já foram tomadas algumas providências. “A nossa árvore virou uma atração da cidade. Ela pode ser vista de vários pontos, até de Niterói, mas aqui de perto é ainda mais bonita. Estaremos estruturados para receber as pessoas”, afirmou.
O presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, delegou a criação da árvore ao engenheiro Alexandre Braga. Foram feitos vários desenhos preliminares até se chegar ao produto final. Para este ano, Alexandre trabalhou um pouco mais no presépio, que fica instalado na base da árvore.
“Vimos que as pessoas se emocionavam quando viam o presépio. Por isso, cuidamos de melhorar ainda mais, para que as pessoas possam ter contato não só com a árvore de Natal, mas fundamentalmente, como o motivo dela estar ali. O Natal é o nascimento de Jesus. Esta é a razão que nos mobiliza. Quero aproveitar para dar os parabéns a todos que trabalharam neste projeto que novamente vai voltar a embelezar a nossa cidade e nos fazer ficar ligados na força e na luz do Mestre dos Mestres”, disse Alexandre.
Para lembrar, a Igreja do Outeiro da Glória foi inaugurada em 1739 e é um patrimônio histórico tombado. Nada poderia interferir na construção da igreja e nem em seu pátio. Por isso, o Presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, teve todos os cuidados no acompanhamento do projeto, para que não tivesse qualquer interferência no patrimônio do Outeiro da Glória e pudesse representar a alegria do Natal.
“Não foi uma tarefa fácil, mas era possível. A engenharia é fascinante por isso. Era também o espírito da nossa empresa. Encontrar soluções dentro da engenharia. É o que fazemos nas obras que trabalhamos. Seja no petróleo e gás seja nos segmentos que nos especializamos como siderurgia, nuclear, papel e celulose, álcool, água, enfim. Praticamente todos os setores industriais de serviços e manutenção. Nossa empresa tem mais de 110 anos e isso mostra a nossa profunda responsabilidade com o mercado.”
O projeto usou os mesmos conceitos que a EBSE usa há mais de 110 anos nos seus serviços para a indústria. A árvore foi projetada em estrutura tubular, sendo esses tubos doados pela empresa Açotubo, de São Paulo, uma dos maiores distribuidores de aço do Brasil, tradicional parceira da EBSE. A árvore de natal mede 25 metros e pesa cerca de 10 toneladas. Para isso, foi montado um piso de areia para que sua base ficasse instalada de forma a não ter contato com as pedras do pátio da igreja. Tudo foi pensado. A árvore já foi montada e a sua iluminação está sendo instalada.
O engenheiro Alexandre Braga também faz outra revelação: “Usamos o nosso conhecimento de construção de vasos de pressão para deixar o presépio protegido das intempéries, usando um tampo toroesférico, que é uma espécie de calota, que usamos em grandes equipamentos.”
Logo abaixo da árvore, foi projetado um presépio com a sagrada família em tamanho natural, que terá uma iluminação especial. Durante a visita, o público ainda ouvirá música sacra. A árvore também foi projetada para ser reaproveitada nos próximos anos, com a montagem de suas peças. A variação será apenas na decoração, uma novidade a cada Natal. Tão logo ela seja desmontada no dia de Reis, 6 de janeiro, a estrutura será levada e armazenada na própria EBSE, pronta para ser usada nos próximos anos com uma nova iluminação.
Parabéns EBSE e toda equipe envolvida no projeto. A comunidade merece e que seja um sucesso cada vez maior !!!