EDF FINALIZA PROPOSTA PARA CONSTRUIR SEIS REATORES NUCLEARES NA ÍNDIA CRIANDO 25 MIL NOVOS EMPREGOS

wA empresa francesa EDF apresentou à Nuclear Power Corporation of India (NPCIL) a sua oferta técnico-comercial vinculativa para construir seis EPRs em Jaitapur. A oferta é o resultado de um trabalho iniciado com a assinatura de um acordo entre as duas empresas em 2018 e abre o caminho para a discussão de uma parceria definitiva. A oferta inclui a configuração técnica detalhada dos reatores, tendo em consideração a informação sobre as condições do local, e os termos e condições para o fornecimento de estudos de engenharia e equipamentos para os seis reatores. Baseia-se nas competências complementares da EDF e da NPCIL e visa construir uma parceria de longo prazo entre as indústrias nucleares francesa e indiana, disse a EDF. O acordo já tem o sinal vede do Primeiro Ministro Narendra Modi (foto à direita).

A usina Jaitapur, com capacidade instalada de 9,6 GWe, seria a usina nuclear mais potente do mundo, gerando cerca de 75 TWh por ano, atendendo àsQAQAQAQAS necessidades de consumo anual de 70 milhões de famílias indianas e evitando a emissão de cerca de 80 milhões toneladas de CO2 por ano. O presidente e CEO do Grupo EDF, Jean-Bernard Lévy (foto principal), disse que a apresentação da oferta era um “grande passo à frente” para o grupo EDF e a indústria nuclear francesa em geral: “Este marco importante foi alcançado graças à relação de confiança construída ao longo do tempo com o nosso parceiro indiano e à excelente colaboração e esforços contínuos das equipas EDF e NPCIL. Este é mais um passo significativo para a materialização deste projeto emblemático para nossas grandes nações e o estabelecimento de uma parceria de longo prazo no campo nuclear civil entre nossas principais indústrias nucleares “, disse ele.

No âmbito da oferta, a EDF irá fornecer a tecnologia EPR, incluindo estudos de engenharia e equipamentos para a construção dos reatores, com a Framatome  fornecendo os estudos e equipamentos de engenharia para os sistemas de abastecimento de vapor nuclear. No projeto, a  GE Steam Power entrará com  os estudos e equipamentos para as ilhas convencionais, que receberão as   turbinas a vapor Arabelle. A EDF também oferecerá treinamento para as futuras equipes operacionais da NPCIL. A NPCIL será responsável pela construção e comissionamento das unidades, bem como pela obtenção de todas as licenças e autorizações necessárias na Índia como proprietária e futura operadora da planta. Isso inclui a certificação da tecnologia EPR pelo regulador indiano.

A EDF não será um investidor no projeto, nem será responsável pela construção, disse a empresa. O consórcio trabalhará de acordo com as  iniciativas Make in India  e Skill India , para encorajar o desenvolvimento industrial indiano. Isso incluirá: identificação de empresas indianas que poderiam ser WSWSWSSfornecedores do projeto (cerca de 200 já foram pré-qualificadas); implantação de uma plataforma de engenharia na Índia para realizar parte dos estudos detalhados de engenharia e todos os planos de execução. Um estudo de pré-viabilidade para o estabelecimento de um centro de excelência indiano para treinar engenheiros e técnicos e para apoiar o desenvolvimento das habilidades necessárias para o projeto. Os potenciais benefícios socioeconômicos do projeto para a Índia incluirão cerca de 25.000 empregos locais diretos durante a fase de construção de um par de unidades EPR, e cerca de 2.700 empregos permanentes serão criados durante a operação das seis unidades, disse a EDF. O projeto também trará “benefícios econômicos significativos” para a indústria nuclear francesa ao longo de seus 15 anos. A Índia tem atualmente 23 reatores nucleares em operação. A maior parte de sua capacidade nuclear instalada é de reatores de água pesada pressurizada projetados na própria Índia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of