EDITAL DO PROJETO PILOTO SOBRE FRATURAMENTO HIDRÁULICO SERÁ PUBLICADO EM ATÉ 90 DIAS

polo-transparente

Estimativas de reservas de gás de folhelho do Brasil segundo a EPE – clique para ampliar

O governo federal publicou hoje (30) uma resolução no Diário Oficial da União determinando que os Ministérios de Minas e Energia e da Economia, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lancem o edital para qualificação do chamado projeto Poço Transparente. O documento deverá ser publicado em um prazo de até 90 dias e ainda passará por consulta pública. De acordo estimativas da EPE, o Brasil tem uma reserva recuperável de cerca de 15 bilhões de m³ de gás de folhelho.

Para lembrar, o Poço Transparente será um projeto piloto que visa trazer mais informações para a sociedade sobre operações relacionadas à perfuração e ao fraturamento hidráulico em reservatório não convencional. A ideia da iniciativa é fornecer mais conhecimento sobre as características geológicas e do potencial de geração e/ou armazenamento do reservatório não convencional.

Esse é um passo fundamental para o desenvolvimento de novos investimentos em exploração e produção de petróleo e, especialmente, gás natural em terra no Brasil. A medida tem aderência com o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate) e o Novo Mercado do Gás”, detalhou o MME em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of