EDP RENOVÁVEIS ANUNCIA INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS EM ENERGIA EÓLICA ONSHORE E OFFSHORE NO REINO UNIDO

EOLICAA EDP, através da sua filial EDP Renováveis, quarta maior produtor mundial de energias renováveis, irá investir 12,86 bilhões de libras esterlinas no Reino Unido nos próximos anos para investimentos em projetos de eólicas offshore. Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e da EDPR, disse que os planos de investimento até 2030 reafirmam o compromisso do grupo com o Reino Unido, considerado um mercado estratégico. “Temos uma posição estabelecida no segmento offshore, agora complementada pela nossa entrada em onshore e iremos explorar quaisquer outras oportunidades que nos permitam continuar a desempenhar um papel de liderança na transição energética do Reino Unido”, declarou.

A entrada do Grupo EDP no mercado offshore está sendo feita às vésperas da COP-26, que será realizada entre 1º e 12 de novembro, em Glasgow, Escócia. Para a empresa, isso sublinha os esforços para diversificar a sua presença no Reino Unido. “A EDPR está presente no Reino Unido há mais de dez anos, durante os quais conseguiu consolidar a sua posição no segmento offshore. Em julho deste ano, por exemplo, a empresa anunciou a aquisição de duas carteiras de energias renováveis, tanto eólica como solar, com uma capacidade prevista de 544 MW. A aquisição destas carteiras reforça a presença da empresa no Reino Unido, diversificando e complementando as suas operações offshore já estabelecidas, onde, atualmente, tem 1 GW de capacidade bruta em construção e 0,9 GW em desenvolvimento, através da Ocean Winds”, afirmou o grupo.

No seguimento destas aquisições, o Grupo planeja investir perto de 660 milhões de libras esterlinas na expansão deste negócio ao longo dos próximos cinco anos. Além disso, a empresa procura ativamente novas oportunidades nesse segmento, com 200 MW de projetos eólicos atualmente em negociação com parceiros locais. Quanto à atividade offshore, o Grupo EDP está ativo em dois importantes projetos através da Ocean Winds: um recentemente construído — Moray East — e o outro, numa fase avançada de desenvolvimento — Moray West —, que juntos representaram um investimento conjunto de 2,65 bilhões de libras esterlinas até o momento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of