EGITO FECHA ACORDO COM ROSATOM PARA CONSTRUÇÃO DE SUA PRIMEIRA CENTRAL NUCLEAR

Abdel_Fattah_el-SisiNovos investimentos continuam surgindo no setor nuclear e apontam para um futuro de mudança nas matrizes energéticas mundiais. O Egito é o mais novo país a aderir a esse tipo de geração, após fechar acordo com a Rússia nesta quinta-feira (19) para a construção de sua primeira central nuclear. O empreendimento, feito em conjunto pelo governo egípcio e a estatal russa Rosatom, terá quatro reatores, cada um com uma capacidade de 1.200 MW.

O acordo firmado entre as duas partes traz planejamentos acerca do fornecimento de combustível à usina, que ficará na cidade de El Dabaa. A estimativa é de que o investimento traga lucros duas vezes superiores aos custos de sua construção.

O projeto, assinado pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi (foto), e pelo diretor da Rosatom, Sergei Kirienko, deve ficar pronto em dez anos, com uma previsão de operação de cerca de 80 anos. Com o novo investimento, o Egito deverá ser o único país da região a possuir uma central nuclear com tecnologia de terceira geração.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of