IRÃ CUMPRE METAS DE ACORDO NUCLEAR E JÁ DESMONTOU MAIS DE 4 MIL ESTRUTURAS DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO

rohaniPoucos meses após entrar em acordo com potências mundias para limitar seu programa nuclear em troca do fim de sanções a sua economia, o Irã já vem desmontando parte de suas estruturas de enriquecimento de urânio. Em relatório publicado na última semana, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aponta que o país já removeu mais de quatro mil centrífugas e maquinários de suas plantas nucleares, o que representa aproximadamente um quarto do total estabelecido no plano de ação internacional.

O processo de desmonte foi iniciado em outubro, sob monitoramento e verificação de agentes da AIEA. Desde que seu parlamento aprovou as limitações estruturais previstas no Joint Comprehensive Plan of Action (JCPOA),  o país, liderado pelo presidente Hassan Rohani (foto), vem acelerando a retirada de materiais de suas plantas nas cidades de Natanz e Fordow.

No total, 4.112 estruturas do tipo IR-1 já foram retiradas das unidades iranianas, além de 160 outras do tipo IR-2, o que coloca o país à frente do tempo estipulado. A média apresentada no processo até o momento é de 147 centrífugas por dia.

O acordo pelo fim das sanções e redução do segmento nuclear foi assinado pelo Irã em julho deste ano, durante reunião com potências mundiais. Sem os embargos sobre sua economia, o país vem ampliando nos últimos meses a sua produção de petróleo, que cada vez mais amplia a oferta do insumo no mercado internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of