ELETROBRÁS E FIRJAN SENAI LANÇAM UMA COMPETIÇÃO PARA DESENVOLVER SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

keziaA  Eletrobrás e a Firjan SENAI promoverão, do dia 24 deste mês até 1º de agosto, o Hackathon Lab Procel – uma competição on-line entre equipes para o desenvolvimento de soluções inovadoras de eficiência energética. Para divulgar as regras do concurso e o lançamento do edital de inscrições será realizado um webinar no YouTube da Firjan na próxima terça-feira (6), a partir das 10h. Já as inscrições para participar do hackathon ficarão abertas até 18 de julho. Kézia Renata Rodrigues da Silva (foto à esquerda), especialista em formatação de programas de aceleração e pré-aceleração, declarou: “A digitalização dos processos foi um desafio para todas as empresas durante a pandemia e hoje, depois de mais de um ano, muitas pessoas estão mais abertas a participar de eventos virtuais e ao uso de ferramentas digitais colaborativas. Dessa forma, a execução do hackathon tende a ter bons resultados, mesmo em um ambiente totalmente virtual.”

A grande novidade dessa chamada é que em vez de selecionar startups e micro e pequenas empresas para acelerar o desenvolvimento tecnológico de suas própriasprocel soluções, a competição irá garimpar 4 equipes de pessoas físicas, compostas por no máximo 5 integrantes e com propostas inovadoras em eficiência energética. É desejável que os participantes tenham formação em ciências exatas e engenharias – com atuação ou direcionamento de estudos em eficiência energética ou computação embarcada. Os participantes devem ser maiores de 18 anos, graduados há até cinco anos, ou alunos matriculados ou egressos há até cinco anos de cursos de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado (stricto sensu) e especialização (lato sensu) de todo o país. As equipes podem ser compostas por pessoas graduadas em diferentes cursos e com diferentes níveis de formação. No entanto, “todos os participantes devem estar cientes de que, caso aprovados, os projetos serão desenvolvidos de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro, de agosto a dezembro de 2021. Portanto, deverão ter disponibilidade para, obrigatoriamente, neste período, trabalhar presencialmente na aceleradora do Lab Procel, instalada na unidade do Instituto SENAI de Tecnologia, Automação e Simulação, localizada na Praça Natividade Saldanha, 19, Benfica, Zona Norte do Rio”.

As quatro equipes vencedoras do hackathon serão premiadas com a participação no programa de Pré-Aceleração do Lab Procel e poderão contar com até 3 bolsas mensais DTI SENAI (bolsas para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) para o subsídio dos custos individuais de seus integrantes durante o período de pré-aceleração e damianvouchers tecnológicos, para custear o desenvolvimento das soluções aprovadas no Hackathon Lab Procel.

O coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez (foto à esquerda), disse: Os projetos vencedores contarão com vouchers tecnológicos para a contratação de horas técnicas de especialistas da Rede Nacional de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, contratação de serviços metrológicos, infraestrutura física em escritório compartilhado, assessoria consultiva, mentorias e capacitações de apoio à inovação, bem como auxílio na articulação de parcerias com empresas, instituições e organizações privadas e públicas para o desenvolvimento tecnológico e a inserção das soluções inovadoras no mercado.” Assista ao lançamento do Hackathon Lab Procel por meio deste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of