ELETRONORTE É DESIGNADA COMO EXECUTORA DO PROGRAMA MAIS LUZ PARA AMAZÔNIA NO AMAPÁ

EeqqDK2X0AcXMVSO governo federal realizou hoje (5) um evento para para designar a Eletronorte como executora das ações do programa Mais Luz para a Amazônia. A cerimônia contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Diretor-Presidente da Eletronorte, Roberto Parucker.

Pela portaria assinada hoje, a Eletronorte levará energia limpa para 300 mil pessoas que moram em áreas remotas do Amapá, estado de origem de Alcolumbre. A primeira fase do programa, que está em andamento, consiste na identificação dos consumidores que serão atendidos.

Depois serão celebrados termos de compromisso com as distribuidoras, o que deve ocorrer ainda em 2020, com contratos específicos para a realização das obras, a fim de entregá-las em 2021”, explicou o secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp. O investimento deve passar dos R$ 2 bilhões.

O programa Mais Luz para a Amazônia foi lançado em fevereiro e vai estimular a instalação de painéis solares e baterias nas regiões isoladas da Amazônia, hoje atendidas por geradores a diesel. “Dentro da Amazônia, esse programa vai auxiliar de maneira incalculável a agricultura familiar. Atender aos quilombolas, ribeirinhos, pescadores é uma resposta geracional na vida dessas pessoas. São brasileiros que estavam esquecidos e agora foram lembrados”, comentou Davi Alcolumbre.

Bolsonaro, por sua vez, disse que o Brasil é grande e que tem muitos desafios pela frente e que outras coisas do “mundo civilizado” chegarão aos habitantes da Região Norte no futuro. “Esse trabalho ajuda também a integrar a nossa região amazônica. Atrás disso vem a internet, as mídias sociais que têm, sim, que ser livres. Não interessa se ela comete alguns exageros, mas tem a lei para punir. A internet também leva o desenvolvimento para essa região“, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of