ELETRONUCLEAR DIZ QUE PLANO DE EMERGÊNCIA DAS USINAS DE ANGRA NÃO ESTÁ COMPROMETIDO, APESAR DAS FORTES CHUVAS

angraUma notícia para tranquilizar os moradores de Angra dos Reis e região. A Eletronuclear anunciou no início da tarde deste domingo que o seu Plano de Emergência Externo (PEE), usado em caso de emergência na central nuclear de Angra dos Reis, não está comprometido por conta das quedas de barreiras nas estradas da Costa Verde. Mais cedo, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, chegou a pedir o desligamento temporário das plantas, alegando que deslizamentos de terra na BR-101 poderiam impedir a execução do PEE.

A Eletronuclear, por sua vez, disse que, se fosse necessária, a evacuação de trabalhadores da empresa e da população seria feita pela BR-101 RJ Sul, tanto no sentido de Angra dos Reis quanto no de Paraty. “Acontece que as obstruções verificadas nessa estrada estão fora das Zonas de Planejamento de Emergência (ZPE) previstas no PEE”, explicou a companhia. As usinas Angra 1 e Angra 2 continuam operando normalmente, gerando energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A empresa afirmou também que de acordo com os pontos estabelecidos no plano, em caso de emergência, a evacuação poderia abranger pessoas localizadas num raio de até 5 km da central, que seriam levadas para abrigos situados a até 15 km das usinas. Esses abrigos também não foram atingidos pelas chuvas ou por deslizamentos de terra. Dessa forma, no momento, esse deslocamento poderia ser realizado com total eficácia.

fpym3zavcamfrhrJá a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão regulador e fiscalizador do setor nuclear brasileiro, publicou uma nota dizendo que “apesar da situação decorrente das condições meteorológicas na região de Angra dos Reis, até o presente momento não há comprometimento das vias de acesso do entorno da central que pudessem impactar na execução do Plano de Emergência”.

Para contextualizar os leitores que moram foram do estado do Rio de Janeiro, é preciso lembrar que, desde sexta-feira, o município de Angra dos Reis tem sido castigado com um volume de chuvas histórico. Infelizmente, até o momento da publicação desta reportagem, nove pessoas morreram na cidade em decorrência das tempestades: cinco em Monsuaba e quatro na Ilha Grande. A Prefeitura de Angra dos Reis chegou a declarar estado de emergência, por conta do volume histórico de chuva registrado nos últimos dias dias. Em Araçatiba, na Ilha Grande, o volume chegou a impressionantes 809 mm. No bairro da Monsuaba, no continente, o total de chuvas soma 694mm.

A Eletronuclear está participando dos esforços para a desobstrução das estradas da Costa Verde. A companhia diz que está atuando ativamente na região da Costa Verde, desde que as fortes chuvas começaram, para desobstruir as estradas. “As equipes de infraestrutura da empresa estão empreendendo os esforços máximos, 24h por dia, nessa força-tarefa, para as estradas estejam em condições de tráfego. Como integrante do município de Angra dos Reis, a companhia cumpre o seu dever de servir à população no que estiver ao seu alcance”, declarou a empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of