ELETRONUCLEAR INAUGURA SIMULADOR PARA USINA DE ANGRA 1

João Carlos da Cunha BastosA formação, requalificação e licenciamento de operadores para a usina de Angra 1 não será mais realizada no exterior. Na última quinta-feira (18), foi inaugurado um simulador, em Paraty, com réplicas dos painéis usados na usina. A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, e do diretor geral da Tecnatom, empresa espanhola responsável pelo desenvolvimento do novo equipamento, Javier Guerra.

O equipamento demorou três anos para ficar pronto e significará uma redução de custos de aproximadamente R$ 3 milhões por ano, já que os treinamentos antes eram realizados em simuladores de usinas semelhantes nos Estados Unidos e na Espanha. A inauguração ainda demonstra o compromisso da Eletronuclear em estender a vida útil da usina por mais 20 anos.

“Angra 1 enfrentou muitos desafios no seu início, mas se tornou um exemplo de superação. As modificações feitas ao longo do tempo, principalmente com a troca dos geradores de vapor e a substituição da tampa do vaso do reator, permitiram que ela alcançasse uma performance muito boa. Temos a certeza de que estamos estabelecendo todos os fundamentos para Angra 1 operar com segurança eficiência e ter a sua vida útil estendida até 2044”, afirmou o diretor de Operação e Comercialização, João Carlos da Cunha Bastos (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of