ELETRONUCLEAR REALIZARÁ EXERCÍCIO PARA RESPOSTA DE EMERGÊNCIA E SEGURANÇA EM ANGRA DOS REIS

rfrfrSerá uma quarta-feira (21) agitada em Angra dos Reis. A Eletronuclear vai realizar o Exercício Parcial de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. O objetivo é avaliar a eficácia da estrutura de resposta e procedimentos do Plano de Emergência Externo da central nuclear de Angra dos Reis. No exercício parcial, que acontece a cada dois anos, não há simulação de evacuação de áreas vizinhas à central nuclear, ao contrário do geral, realizado nos anos ímpares. Embora não haja movimentação externa, no simulado parcial também são ativados os centros de emergência, de forma a avaliar a capacidade de comando, coordenação e controle entre as organizações envolvidas.

É uma operação complexa que envolve diversas entidades civis e militares. O simulado prevê a mobilização de uma rede de cerca de 60 instituições, aqaqaenvolvendo centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. O cenário é composto de vários desafios criados de maneira que possibilitem alcançar as diversas classificações de emergência. Este ano, o exercício simulará a evacuação e a abrigagem da população diante de uma situação de pandemia.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela supervisão da atividade, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).  Durante o exercício, são ativados o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado em Brasília, o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), no Rio de Janeiro, e o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), em Angra dos Reis. Em função  da pandemia, todos os participantes do exercício cumprirão os protocolos de prevenção à covid-19 (incluindo a testagem), previstos pelas swswswautoridades competentes.

O planejamento das ações do exercício é feito pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR), que reúne representantes da Eletronuclear; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); da Secretaria Nacional de Defesa Civil; das defesas civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty; do Corpo de Bombeiros; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério da Saúde, entre outros órgãos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of