EM MEIO À CRISE ENERGÉTICA, ALEMANHA MANTÉM A OPERAÇÃO DE DUAS USINAS NUCLEARES PARA ENFRENTAR O PRÓXIMO INVERNO

Robert HabeckEm nome da segurança energética, a Alemanha decidiu manter duas de suas três usinas nucleares até pelo menos abril. O anúncio foi feito nesta semana pelo ministro da Economia do país, Robert Habeck (foto). Os dois reatores que vão continuar operando estão localizados nos estados do sul do país, Isar 2, na Baviera, e Neckarwestheim, em Baden-Württemberg.

Como já é de conhecimento do mercado, após o acidente de Fukushima, no Japão, a Alemanha decidiu desativar todas as suas centrais nucleares. Atualmente, os investimentos em energia no país estão concentrado em outras fontes, tais como eólica e solar. Contudo, com o recente fechamento do gasoduto Nord Stream 1 e as sanções econômicas contra a Rússia (grande fornecedor de gás), a Alemanha viu a necessidade de ampliar o leque de opções de fornecimento de energia para enfrentar o próximo inverno com segurança.

Autoridades na Alemanha no início deste mês disseram que manteriam seus planos de fechar usinas nucleares até o final deste ano, mas manteriam a opção de reativá-las em caso de grave crise de energia. A Alemanha fechou três reatores nucleares em 2021, e o fechamento dos três restantes marcaria oficialmente o fim da desativação nuclear para a produção doméstica de energia que havia começado sob o governo da ex-chanceler Angela Merkel.

As operadoras agora farão todos os preparativos necessários para que as usinas nucleares do sul da Alemanha produzam eletricidade no inverno e além do final do ano, naturalmente em conformidade com os regulamentos de segurança“, disse Habeck. A Alemanha dependia fortemente do gás natural russo até a guerra na Ucrânia e agora está procurando fontes alternativas de energia. A Rússia costumava fornecer até 40% de gás à UE antes da invasão da Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of