EM MEIO À ONDA DE CALOR, SISTEMA ELÉTRICO DA CALIFÓRNIA PASSA SUFOCO E QUASE SOFRE APAGÃO

california

Ponte Golden Gate, símbolo do estado da Califórnia, que liga as cidades de São Francisco e Sausalito

Foi por pouco. O California Independent System Operator (ISO, na sigla em inglês), agência que gerencia o fornecimento de energia do estado, anunciou que os esforços de conservação dos habitantes da região ontem (19) conseguiram evitar apagões rotativos, embora o fornecimento de energia estivesse “apertado”. Esse foi o terceiro dia seguido em que os consumidores tiveram de desligar o ar-condicionado e outros aparelhos para evitar a queda do sistema de fornecimento. Isso, em pleno verão com temperaturas que chegaram a bater 54 graus no estado.

Vivendo uma onda de calor histórica, a Califórnia tem registrado temperaturas escaldantes que estão desafiando o sistema elétrico. O ISO emitiu comunicado durante toda a semana, pedindo aos consumidores que reduzam o uso de energia nos finais de tarde. “A onda de calor recorde da Califórnia colocou pressão sobre os sistemas elétricos desde sexta-feira, 14 de agosto, à medida que os ar-condicionados aumentaram a demanda por eletricidade”, disse o ISO.

Especialistas apontam que a situação é resultado da falta de um planejamento melhor na matriz energética da Califórnia. O estado ampliou muito sua capacidade de geração de energia solar nos últimos anos, enquanto reduziu a participação das térmicas a gás natural e nuclear. Contudo, como a produção da fonte fotovoltaica cai naturalmente no final da tarde e início da noite, as usinas não estão dando conta do pico de consumo que está acontecendo justamente nesse período. Há de se considerar também que muitos estão trabalhando de casa durante a pandemia, o que pode também estar aumentando o impacto no sistema elétrico.

Apesar de terem evitado o apagão, os desafios dos californianos continuam. O estado enfrenta ainda uma série de incêndios florestais e a ocorrência dos chamados “relâmpagos sem chuva”, que ajudam a aumentar ainda mais o número de queimadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of