EMIRADOS ÁRABES JÁ VENDE A ENERGIA MAIS BARATA DO MUNDO E MANTEM META DE 50% DE SUA MATRIZ ENERGÉTICA LIMPA

azazzOs recordes mundiais dos Emirados Árabes Unidos no desenvolvimento de energia solar não distraem a ambição de expandir seu uso de energia nuclear para ajudar a facilitar a transição para uma economia limpa.  É assim que pensa  o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Mohammed Faraj Al Mazroui. Em seu discurso na  11ª Reunião Ministerial de Energia Limpa , o ministro explicou os avanços que os Emirados fizeram com sua Estratégia de Energia 2050, que foi  lançada em 2017, visando aumentar a contribuição da energia limpa na matriz energética total de 25% para 50% até 2050. Os emirados querem  reduzir a pegada de carbono de sua geração de energia em 70%. Para isso, tem como meta uma matriz energética de 44% de energias renováveis, 38% de gás, 12% de carvão limpo e 6% de energia nuclear.

Suhail Mohammed Faraj Al Mazroui disse que “Os Emirados Árabes Unidos estão empenhados em quebrar recordes em energia solar. Embora tenhamos muitas esperanças de que o hidrogênio seja uma fonte de armazenamento de energia solar no futuro, na frente nuclear, que também é uma forma limpa de energia, estamos muito satisfeitos em ver que o primeiro reator entrou em modo crítico e foi integrado à rede. Após a fase de testes, fará parte do nosso fluxo de energia e estamos aguardando que as outras três usinas se juntem também. Portanto, no geral, os Emirados Árabes Unidos não estão falando apenas de energia renovável”.

A primeira planta piloto de eletrólise de hidrogênio movida a energia solar da região, no Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, está zaazzprogramada para entrar em operação no próximo mês. O projeto é uma colaboração da Siemens, DEWA e Expo 2020 Dubai.  O parque deve ser o maior gerador de energia solar do mundo em um único local, com capacidade de 5.000 MWe até 2030. Um consórcio liderado pela Abu Dhabi National Energy Company e Masdar, com os parceiros EDF e JinkoPower, conquistou o contrato para desenvolver um projeto solar de 2 GWe, que ficará localizado a cerca de 35 quilômetros da cidade de Abu Dhabi. Quando estiver totalmente operacional, o projeto Al Dhafra Solar PV aumentará a capacidade de energia solar de Abu Dhabi para cerca de 3,2 GWe.

Al Mazroui observou que, em junho, a Abu Dhabi Power Corporation havia anunciado a menor tarifa para energia solar do mundo:  US$ 1,35  / kWh . Isso é cerca de 44% mais baixo do que a tarifa definida três anos atrás para o projeto Noor Abu Dhabi,  o primeiro projeto zazazsolar fotovoltaico de 1,2 GWe em grande escala de Abu Dhabi. A nova planta fotovoltaica está programada para entrar em operação em meados de 2022.

O ministro também defendeu uma  estreita cooperação para o desenvolvimento de “uma infraestrutura nuclear abrangente“, que incluiu 12 missões de revisão da Agência Internacional de Energia Atômica cobrindo,  entre outras áreas, segurança nuclear e salvaguardas nucleares: “Queremos ressaltar a importância dos países que possuem atividades de energia nuclear generalizadas para cumprir as várias convenções nucleares. Saudamos os esforços feitos pela AIEA para alcançar um consenso internacional quanto à aplicação da Convenção sobre a Proteção Física de Materiais Nucleares na íntegra implementação de suas disposições .”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of