EMPRESA BRASILEIRA BUSCA NOVOS NEGÓCIOS EM ÓLEO E GÁS COM PRODUTO SUSTENTÁVEL E MULTIUSO PARA LIMPEZA INDUSTRIAL

bernardinoO aumento no preço do barril, a retomada das atividades exploratórias e o anúncio de novos projetos de petróleo e gás – todas essas são categorias de notícias recentes divulgadas aqui no Petronotícias ao longo dos últimos meses. É um indicativo de que o segmento de óleo e gás está em ritmo de crescimento. O mercado, de uma maneira geral, percebe esse momento de reaquecimento. Diante dessa perspectiva positiva, a empresa pernambucana Jopal voltou a olhar com bons olhos para as oportunidades de negócios dentro da indústria petrolífera. A companhia brasileira é a dona da solução multiuso e biodegradável DN1 – produto que pode ser usado em limpeza industrial; dispersão de óleo nos mares; eliminação de vírus e larvas; e até mesmo em comércios e residências. Com a crise de 2014, o setor de óleo e gás acabou ficando um pouco de lado na atuação da empresa, mas com a retomada do segmento a ideia é voltar a fazer novos fornecimentos do produto para essa indústria, conforme afirmou o coordenador técnico da Jopal, Bernardino do Nascimento. “Esperamos que haja uma retomada nos estaleiros, na reforma de plataformas e em atividades similares. Diante dessas oportunidades, queremos apresentar nosso produto ao mercado”, declarou. Nascimento reforça que uma das principais características do DN1 é o seu caráter ecológico e sustentável. “Os produtos estrangeiros são mais caros e contam com menor diluição, além de serem altamente tóxicos. A aplicação desses produtos exige o uso de equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. O DN1, por sua vez, não faz mal nenhum ao ser humano e ao meio ambiente”, frisou.

Para começar nossa entrevista, poderia contar aos nossos leitores sobre o desenvolvimento do produto?

giphy

DN1 pode ser usado para limpeza de motores, navios e plataformas, entre outras aplicações

Esse produto é 100% nacional e já existe há mais de 10 anos. Meu primeiro contato com o DN1 foi ainda na condição de cliente. Eu trabalhava no Estaleiro Enseada, em uma época onde a maioria dos produtos do tipo eram internacionais, produzidos por multinacionais. No ano de 2015, fizemos um teste com o DN1, que acabou sendo aprovado. Depois, entramos com o produto em uma concorrência, utilizando-o como desengraxante. O serviço foi muito bem sucedido dentro de uma obra realizada para a Petrobrás.

O DN1 foi muito bem na área naval entre os anos de 2013 e 2014, com um foco voltado para os estaleiros. Depois, no ano de 2015, após minha saída do Enseada, eu comecei a trabalhar na análise do DN1 como um todo. Fizemos vários testes de diluição, além de testes em laboratórios. O produto tinha uma determinada função em cada diluição. Chegamos ao ponto de diluir 1 litro de DN1 em 200 litros de água e o produto ainda assim manteve uma eficácia muito grande. Diante de todos esses testes, o DN1 deixou de ser só um desengraxante e passou a ser um multiuso, devido a sua capacidade enorme de diluição.

Quais são algumas das principais características do produto?

O DN1 tem uma característica totalmente diferenciada: o fato de ser totalmente biodegradável. Além disso, ele possui pH 7, ou seja, é totalmente neutro. Outro ponto interessante é que fizemos um teste de citotoxicidade do DN1 em um laboratório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a resposta foi muito positiva. Nosso produto não faz nenhum mal às células humanas. Isso nos deu uma grande tranquilidade, porque qualquer usuário ou pessoa pode usá-lo. O DN1 não agarra, não tem odor e não faz nenhum mal ao usuário. Inclusive, pode ser usado até em residências.

E em relação às indústrias naval e de óleo e gás? Quais seriam as principais aplicações e vantagens do DN1?

plataformaPor ser um desengraxante e um desengordurante, um multiuso, o DN1 pode ser usado para limpeza de motores, navios e plataformas. Ele também tem aplicações em estaleiros, pelo fato de ser ideal para a limpeza da água de baías.

Na Baía de Guanabara, por exemplo, a renovação de água é difícil pelo fato de só existir uma entrada e uma saída [de água]. Além disso, há uma grande movimentação de navios para o Porto do Rio de Janeiro. Por isso, fica sempre uma quantia residual de óleo nas águas. Então, o uso do DN1 nessa categoria de navios que estão dentro da Baía de Guanabara seria importante para ajudar a não contaminar a água com óleo.

Dentro da área de petróleo, eu diria que toda a embarcação desse setor deveria ter um barril desse produto, até como reserva em caso de algum vazamento. Inclusive, é possível usar a água do mar e diluir o DN1 para a limpeza de plataformas. O DN1 quebra as partículas do óleo. No mundo, há outros dois produtos estrangeiros que possuem essa mesma característica, mas os dois são tóxicos. O DN1, por sua vez, não é tóxico.

Como está a expectativa de negócios com o setor de óleo e gás?

4-1024x1024Com a crise na área de estaleiros a partir de 2014, a indústria naval foi muito prejudicada. Por isso, tivemos que buscar outros mercados, como o industrial e até mesmo o residencial. Agora, com a retomada da economia, estamos tentando novamente entrar no mercado de petróleo e gás. Esperamos que haja uma retomada nos estaleiros, na reforma de plataformas e em atividades similares. Diante dessas oportunidades, queremos apresentar nosso produto ao mercado.

Atualmente, estamos tentando novos contatos com as empresas multinacionais desse setor, divulgando o produto. Queremos quebrar uma certa barreira que existe atualmente. As pessoas e empresas se acostumam com os mesmos produtos e não dão oportunidade ao novo. Existe um medo de mudar aquilo que está dando certo por uma coisa que poderia ser melhor ainda. Há de se lembrar que o mundo implora por sustentabilidade. Esse discurso não pode ficar só nas palavras.

Para encerrar, poderia destacar quais são as diferenças do DN1 para os concorrentes estrangeiros?

Os produtos estrangeiros são mais caros e contam com menor diluição, além de serem altamente tóxicos. A aplicação desses produtos exige o uso de equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. O DN1, por sua vez, não faz mal nenhum ao ser humano e ao meio ambiente. Nosso produto pode ser usado em limpeza industrial, dispersão de óleo nos mares, eliminação de larvas e ovos de insetos e até mesmo em comércios e residências. Há uma grande vantagem no DN1 no que diz respeito ao impacto ambiental.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Miguel Roca Calza Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Miguel Roca Calza
Visitante
Miguel Roca Calza

Começamos a utilizar este produto diluindo o mesmo conforme orientado para limpeza, ai avançamos para outros tipos de aplicação como desengraxe e limpeza de bombas de processo e o resultado foi fantástico.