EMPRESA CRIA NOVA CÉLULA QUE CONSEGUE O DOBRO DE CONVERSÃO DE LUZ SOLAR

Laurent-Coulot-SmallUma nova célula solar pode revolucionar o mercado, já que o dispositivo alcançou, em testes, o dobro da taxa de conversão de luz que existe em outros equipamentos do tipo atualmente.

A tecnologia foi desenvolvida pela startup Insolight, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Masdar Institute. A taxa de conversão registrada em um protótipo da nova célula foi de 36,4% durante testes realizados no Fraunhofer Institute, na Alemanha.

A invenção dispõe de concentradores solares, que focalizam a luz em células solares de alto desempenho. Com isso, a equipe conseguiu reduzir a quantidade de células necessárias, já que a luz fica extremamente concentrada. “É como um chuveiro: toda a água vai para o ralo, sendo que não há nenhuma necessidade do ralo cobrir todo o chão”, ilustrou o CEO da Insolight, Laurent Coulot.

O dispositivo também acompanha o sol, otimizando a sua captação de energia solar. A ideia dos desenvolvedores é produzir uma opção altamente eficiente e mais acessível, concorrendo com painéis solares residenciais existentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of