EMPRESAS BRASILEIRAS COMEÇAM A PROJETAR AVIÕES NÃO TRIPULADOS COM PROPULSÃO DE TURBINAS

gilbertro turbinaCom o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de aeronaves não tripuladas, foi anunciada a parceria entre as empresas AERO CONCEPTS SISTEMAS ESPACIAIS E DEFESA, especializada em desenvolvimento e fabricação de turbinas e sistemas para propulsão e geração de energia, e  a STELLA TECNOLOGIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO AEROESPACIAL, empresa de ponta especializada no desenvolvimento, fabricação, voo e operação de plataformas aéreas não tripuladas de alto desempenho. As duas empresas de capital 100% nacional se unem para desenvolver sistemas tecnológicos de alta complexidade capitalizando as tecnologias com plataformas no estado da arte para aplicações duais direcionadas aos mercados civil e militar. Com elevado índice de nacionalização e competência local, conta com uma cadeia de suprimentos totalmente estabelecida. No momento, está sendo anunciado à integração da família de turbinas a jato da AERO CONCEPTS nas plataformas de voo já testadas e operacionais da STELLA.

Essa parceria representará o domínio dessas tecnologias totalmente verticalizado no Brasil, empregando tecnologias críticas e sensíveis para a defesa e soberania dogilberto foto território nacional. Em um segundo momento a parceria iniciará uma ação de abordagem ao mercado internacional que atualmente demonstra grande demanda por tais produtos. O Ministério da Defesa do Brasil representado pelo DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, seus Institutos ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e a AERO CONCEPTS, com uma parceria sólida e promissora iniciaram em 2005 um projeto pioneiro para desenvolvimento e fabricação de uma Turbina Aeronáutica nacional de 5000N (TR5000/ATJA45-50) considerando todas as etapas de projeto, desenvolvimento e fabricação de turbomáquinas que requerem alta confiabilidade. A AERO CONCEPTS, a FINEP e o DCTA/IAE com investimentos conjuntos milionários em Bancos de Ensaios de Desenvolvimento de componentes e Motores completos (necessários para o correto desenvolvimento de turbomáquinas), possuem agora todas as condições de aplicações deste sistema de propulsão nacional de alta confiabilidade com capacidade industrial para fabricação em escala.

ujujujjuju-300x200Com a parceria AERO CONCEPTS & STELLA, as empresas avançam para um novo patamar de maturidade tecnológica, proporcionando aplicabilidade da TR5000/ATJA45-50 e famílias de turbinas da AERO CONCEPTS tanto para plataformas aéreas como para o desenvolvimento de sistemas de armas (ar-terra, terra-terra) para todas as Forças Armadas do Ministério da Defesa do Brasil. Adicionalmente, a capacidade consolidada da AERO CONCEPTS no setor de Turbinas aplicadas a Geração de Energia em conjunto com a WEG, multinacional Brasileira considerada uma das maiores empresas do mundo no setor de energia, coloca a AERO CONCEPTS como a empresa mais completa para soluções hibridas de sistemas propulsivos, com uso de etanol, motores elétricos e fotovoltaicos. A partir da parceria AERO CONCEPTS & STELLA, estará disponibilizada a capacidade de desenvolvimento de plataformas aéreas para o mercado agrícola e logístico de alta capacidade de carga, bem como para o aumento de tecnologias para sistemas com uso de energias limpas que atendam às exigências ambientais impostas pelo mercado internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of