ENAUTA ABRE LICITAÇÃO PARA CONTRATAR FPSO DEFINITIVO DO CAMPO DE ATLANTA

carlos-mastrangeloA semana começou com muito movimento no mercado de FPSOs. A Enauta iniciou a licitação para a contratação do navio-plataforma definitivo para o campo de Atlanta, na Bacia de Santos. A empresa já convidou armadoras com experiência em projetos semelhantes e espera concluir o processo até o final desse ano ou início de 2022. A petroleira independente considera ainda a possibilidade de adaptação de um FPSO existente e ainda não utilizado, por meio de um contrato de exclusividade de 12 meses, com opção de compra pelo vencedor.

O novo FPSO de Atlanta terá capacidade de processamento de 50 mil barris de óleo por dia. A unidade será ligada a até oito poços produtores, dos quais três já estão em operação no Sistema de Produção Antecipada (SPA). “Iniciamos esta licitação confiantes na resiliência de nosso projeto. O SPA trouxe informações importantes para reduzir as incertezas na implementação do sistema definitivo, que será desenvolvido somente com tecnologias já dominadas” , declarou o diretor de produção da Enauta, Carlos Mastrangelo.

Enquanto isso, o novo plano de desenvolvimento de Atlanta ainda aguarda aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com a Enauta, o plano confere maior resiliência financeira ao projeto, com redução significativa de investimentos e do nível de petróleo necessário para atingir o breakeven em comparação com o anterior. A empresa é operadora do empreendimento com 50% de participação. A transferência da fatia restante, detida pela Barra Energia, também depende do aval da ANP.

Mais cedo, conforme noticiamos, a Petrobrás também trouxe novidades para o segmento de FPSOs, com a publicação de uma pré-qualificação visando a licitação de novos navios-plataformas na modalidade EPC.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of