ENEL GREEN POWER COMEÇA A AMPLIAÇÃO DO MAIOR PARQUE EÓLICO DO BRASIL COM INVESTIMENTOS DE R$ 2,5 BILHÕES

brunoA Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, iniciou a construção do parque Lagoa dos Ventos V (399 MW), a segunda expansão do complexo Lagoa dos Ventos, maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul. A Enel está investindo cerca de R$ 2,5 bilhões na construção de Lagoa dos Ventos V, no município de Dom Inocêncio, no Piauí. A primeira ampliação do complexo eólico Lagoa dos Ventos, iniciada em 2020, já está parcialmente em operação e a expectativa é de que esteja 100% concluída até o fim do ano. Atualmente, o complexo possui cerca de 1 GW em funcionamento e, quando estiver totalmente pronto, terá capacidade instalada superior a 1,5 GW.

Desde que iniciamos as obras da primeira etapa de Lagoa dos Ventos, em 2019, sabíamos que se tratava de um marco importante para o Grupo Enel e um novo parâmetro em termos de escala de projetos renováveis no setor elétrico brasileiro”, disse o responsável pela Enel Green Power no Brasil, Bruno Riga. Temos orgulho de iniciar agora a construção da segunda expansão do complexo, que consolida Lagoa dos Ventos como um gigante eólico. Pretendemos aproveitar ao máximo as sinergias geradas por nossa longa presença na região para colocarmos este novo parque em operação o quanto antes e seguirmos contribuindo para a diversificação da matriz energética do país, disponibilizando uma energia limpa, confiável e economicamente competitiva”, declarou.

O parque eólico Lagoa dos Ventos V será composto por 70 aerogeradores. Quando estiver em plena operação, será capaz de gerar cerca de 1.670 GW por ano, evitando aENEL emissão de mais de 910 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. Com a segunda expansão de Lagoa dos Ventos, a capacidade instalada total do complexo atingirá mais de 1,5 GW, com 372 aerogeradores capazes de gerar mais de 6,7 TWh por ano e evitar a emissão de mais de 3,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

A Enel Green Power desenhou um layout que a empresa considera como uma planta inovadora e baseada numa avaliação em alta resolução dos recursos eólicos para otimizar a produção de energia em Lagoa dos Ventos. A companhia está utilizando uma variedade de ferramentas e métodos inovadores na construção do parque, como drones para levantamento topográfico, rastreamento inteligente de componentes de turbinas eólicas e plataformas digitais e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades nos canteiros de obra, além de ferramentas de projeção e acompanhamento da obra em 3D, 4D e 5D.

A Enel Green Power desenvolve, desde o início da construção do complexo eólico, diversas ações de Sustentabilidade, a partir do diálogo permanente com a comunidade local. Ao todo, foram desenvolvidos mais de 75 projetos de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional, com cerca de 80 mil beneficiados. No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 4,9 GW, dos quais mais de 2,4 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of