ENERGIA NUCLEAR E HIDROGÊNIO SERÃO PRIORIZADOS EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO SETOR ELÉTRICO

Usina Nucleares brasileiras em operação

Usina nucleares Angra 1 e Angra 2

Um olho no hoje e outro no amanhã. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) bateu o martelo e tem agora em mãos uma nova orientação estratégica para ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor de energia. Entre os temas que serão priorizados por decisão do colegiado, estão a energia nuclear e os biocombustíveis, duas fontes já consagradas no país. Mas a lista de prioridades inclui ainda itens que devem ter mais participação na matriz brasileira daqui em diante: hidrogênio, armazenamento de energia, transformação digital e minerais estratégicos do setor energético.

Com essa lista de seis tecnologias que serão prioritárias, a ideia do governo é orientar, no curto prazo, o emprego de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento nesses temas, respeitadas as competências das agências reguladoras na gestão e regulação dos recursos. Para decidir a relação de itens que seriam privilegiados, o CNPE levou em conta estudos analisados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e iniciativas nacionais e internacionais das quais o conselho participa.

Trata-se de uma medida alinhada com uma solução mais estruturante e de longo prazo, em desenvolvimento pelos Ministérios de Minas e Energia e de Ciência, Tecnologia e Inovações, que buscará o estabelecimento de uma governança das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação nos setores de Mineração e Energia”, declarou o ministério de Minas e Energia em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of