ENERGIA NUCLEAR SERÁ ASSUNTO IMPORTANTE NA CONFERÊNCIA RIO+20

Inaugurando discussão sobre o desenvolvimento e uso adequados da energia nuclear na Conferência Rio+20, o país receberá o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano. O objetivo do evento em parceria com a Organização das Nações Unidas é definir um novo padrão baseado na preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde.

De acordo com o diretor, a Conferência abordará temas como energia sustentável, água, alimentos e oceanos dentro de um conceito de planejamento energético. Para ele, quanto a energia nuclear, é possível haver “boas práticas” e definir um planejamento a longo prazo. Seu discurso será sobre ampliação do desenvolvimento sustentável com base em energia nuclear.

Sobre usinas nucleares no Brasil, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, já declarou que não há necessidade de qualquer uma até a próxima década, liberando apenas as construções de Angra 3.

Apesar da previsão feita no plano elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética, que falava sobre pelo menos mais quatro usinas nucleares no Brasil, até 2030, o quadro é diferente. Em 2021, quando o próximo Plano Energético será publicado, também não deverá constar a necessidade de construir novas centrais nucleares. O atendimento será com hidrelétricas e fontes complementares, como eólica, térmica e gás natural.

Cerca de 120 chefes de Estado e de Governo participarão da Conferência Rio+20, que irá do dia 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O presidente da França, François Hollande, e todos os líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) confirmaram presenças. No próximo ano, a Aiea fará a Conferência Internacional Ministerial sobre Energia Nuclear do Século, que ocorrerá de 21 a 27 de junho, em São Petersburgo, na Rússia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of