ENGEMAN FAZ NOVAS CONTRATAÇÕES PARA MOBILIZAR 200 FUNCIONÁRIOS EM PARADAS DE MANUTENÇÃO DE REFINARIAS DA PETROBRÁS
A Engeman está dando novos passos na execução de dois importantes contratos firmados com a Petrobrás. A empresa será responsável por atividades de manutenção de equipamentos dinâmicos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e na Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Para executar o escopo de serviços nas unidades, a Engeman espera mobilizar em torno de 200 pessoas, entre mão de obra direta e indireta. É o que afirma o Gerente Regional da Engeman em São Paulo e Paraná, Gustavo Peixoto, nosso entrevistado desta quarta-feira (21). “As contratações já se iniciaram no início de fevereiro para a Repar. Essa mobilização inicial visa o atendimento do escopo, que chamamos de pré-parada, que são atividades que conseguimos realizar antes da parada total da unidade”, disse. “Para a parada de manutenção da Replan, as contratações se iniciam no próximo dia 26 de fevereiro, com pico no dia 11 de março – que é a data firmada para parada total das unidades”, acrescentou. Peixoto explica que o perfil mais procurado pela Engeman é o de profissionais responsáveis e, principalmente, comprometidos com a segurança. “O profissional que já tem vivência em paradas de manutenção acaba destacando-se, por já entender a criticidade desse evento”, detalhou. Por fim, o executivo explica a importância desses novos contratos e ressalta o crescimento da Engeman no segmento de manutenção em refinarias. “Hoje, a Engeman está presente em cinco refinarias no Brasil, com um efetivo em torno de 1.200 funcionários. Isso mostra que, operacionalmente, estamos atendendo muito bem a Petrobrás, o que foi evidenciado com o Prêmio de Melhor Fornecedor de Manutenção Industrial, que recebemos em outubro de 2023”, finalizou.
Poderia começar relembrando aos nossos leitores qual será o escopo de atuação da Engeman nas Paradas de Manutenção na REPAR e na REPLAN?
O escopo das nossas atividades dentro das refinarias é a manutenção de equipamentos dinâmicos, ou seja, iremos atuar na manutenção de diversos tipos de bombas, compressores, ventiladores, ramonadores, misturadores, turbinas, entre outros, além da manutenção de pontes rolantes e guinchos. Considerando as duas paradas, tivemos na Repar na última segunda-feira (19) e teremos atividades previstas para 60 dias até a conclusão da parada da Replan. Importante salientar que apesar de várias unidades pararem para manutenção, muitas outras continuam operando normalmente, ou seja, as atividades de rotina continuam.
Quantos profissionais e quais cargos específicos estarão envolvidos nessas atividades de manutenção?
Considerando as duas refinarias, iremos mobilizar em torno de 200 pessoas entre mão de obra direta e indireta. As funções que temos o maior número de vagas são: Mecânicos, Lubrificadores e Torneiros Mecânicos, mas também teremos vagas para Auxiliar Administrativo, Técnicos de Segurança, Almoxarife e Supervisor de Mecânica.
Como está o planejamento de contratações pela Engeman para essas obras? Quando está previsto o início dessas contratações?
O planejamento está concluído há semanas, mas são checados semanalmente visando sempre uma redução de prazo e otimização do tempo de serviço. Os Coordenadores de Planejamento Guilherme Gasparotto, da Replan, e Johnny Motta, da Repar, junto com suas equipes, fizeram um trabalho exemplar de planejamento na mobilização de recursos e de mão de obra para atendimento completo ao escopo.
As contratações já se iniciaram no início de fevereiro para a Repar. Essa mobilização inicial visa o atendimento do escopo, que chamamos de pré-parada, que são atividades que conseguimos realizar antes da parada total da unidade. Em resumo, estamos antecipando algumas atividades visando ter um fôlego a mais no cronograma de execução dos serviços.
Para a parada de manutenção da Replan, as contratações se iniciam no próximo dia 26 de fevereiro, com pico no dia 11 de março – que é a data firmada para parada total das unidades.
Qual é o perfil de profissional mais procurado pela Engeman?
O perfil mais procurado pela Engeman é o de profissionais responsáveis e, principalmente, comprometidos com a segurança. A parada de manutenção é um evento de muita tensão para a refinaria, pois envolve muita expectativa.
A expectativa da refinaria de concluir todas as atividades no prazo, a expectativa dos sindicatos e profissionais da região que estão desempregados de conseguirem uma oportunidade, a expectativa da comunidade com toda a movimentação financeira que a parada de manutenção traz e a expectativa da empresa de ser assertivo em seu planejamento e conseguir concluir toda a parada com segurança dentro do prazo.
Considerando todo esse cenário, o profissional que já tem vivência em paradas de manutenção acaba destacando-se, por já entender a criticidade desse evento.
Poderia nos explicar quais serão os próximos passos na execução desses contratos? Quando está previsto o início das atividades práticas?
As atividades operacionais de rotina na Replan tiveram seu início efetivo com toda equipe em 26 de janeiro, e o próximo passo é justamente a parada de manutenção, que será mais um grande desafio para a Engeman.
Na Repar tivemos início em 28 de dezembro e já estamos com a parada de manutenção ocorrendo. O próximo passo é revisitar o planejamento diariamente e buscar otimização das atividades de manutenção, obviamente, com segurança e qualidade nos serviços executados.
Qual é a relevância desse contrato para a Engeman e como ele impacta a empresa em termos estratégicos e operacionais?
São contratos que colocam a Engeman como protagonista entre as empresas de manutenção em refinarias. Ao longo dos últimos anos, a Engeman tem aumentado sua participação dentro do setor de refino, pois há um comprometimento muito grande de cada funcionário com a qualidade e segurança nos serviços que prestamos.
Hoje, a Engeman está presente em cinco refinarias no Brasil, com um efetivo em torno de 1.200 funcionários. Isso mostra que, operacionalmente, estamos atendendo muito bem a Petrobrás, o que foi evidenciado com o Prêmio de Melhor Fornecedor de Manutenção Industrial, que recebemos em outubro de 2023. Do ponto de vista estratégico, esses contratos são importantíssimos para a consolidação no cenário atual como uma das grandes empresas de manutenção onshore e offshore do país.
Como posso fazer parte desse time
Sou supervisor de andaime tenho alguns colaboradores
No stand bei
Como faco para enviar, um curriculum para a empresa?