ENGEMAN FAZ NOVAS CONTRATAÇÕES PARA MOBILIZAR 200 FUNCIONÁRIOS EM PARADAS DE MANUTENÇÃO DE REFINARIAS DA PETROBRÁS

Engeman @carlaleitefotografia (83)

A Engeman está dando novos passos na execução de dois importantes contratos firmados com a Petrobrás. A empresa será responsável por atividades de manutenção de equipamentos dinâmicos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e na Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Para executar o escopo de serviços nas unidades, a Engeman espera mobilizar em torno de 200 pessoas, entre mão de obra direta e indireta. É o que afirma o Gerente Regional da Engeman em São Paulo e Paraná, Gustavo Peixoto, nosso entrevistado desta quarta-feira (21). “As contratações já se iniciaram no início de fevereiro para a Repar. Essa mobilização inicial visa o atendimento do escopo, que chamamos de pré-parada, que são atividades que conseguimos realizar antes da parada total da unidade”, disse. “Para a parada de manutenção da Replan, as contratações se iniciam no próximo dia 26 de fevereiro, com pico no dia 11 de março – que é a data firmada para parada total das unidades”, acrescentou. Peixoto explica que o perfil mais procurado pela Engeman é o de profissionais responsáveis e, principalmente, comprometidos com a segurança. “O profissional que já tem vivência em paradas de manutenção acaba destacando-se, por já entender a criticidade desse evento”, detalhou. Por fim, o executivo explica a importância desses novos contratos e ressalta o crescimento da Engeman no segmento de manutenção em refinarias. “Hoje, a Engeman está presente em cinco refinarias no Brasil, com um efetivo em torno de 1.200 funcionários. Isso mostra que, operacionalmente, estamos atendendo muito bem a Petrobrás, o que foi evidenciado com o Prêmio de Melhor Fornecedor de Manutenção Industrial, que recebemos em outubro de 2023”, finalizou.

Poderia começar relembrando aos nossos leitores qual será o escopo de atuação da Engeman nas Paradas de Manutenção na REPAR e na REPLAN?

Replan

Replan

O escopo das nossas atividades dentro das refinarias é a manutenção de equipamentos dinâmicos, ou seja, iremos atuar na manutenção de diversos tipos de bombas, compressores, ventiladores, ramonadores, misturadores, turbinas, entre outros, além da manutenção de pontes rolantes e guinchos. Considerando as duas paradas, tivemos na Repar na última segunda-feira (19) e teremos atividades previstas para 60 dias até a conclusão da parada da Replan. Importante salientar que apesar de várias unidades pararem para manutenção, muitas outras continuam operando normalmente, ou seja, as atividades de rotina continuam.

Quantos profissionais e quais cargos específicos estarão envolvidos nessas atividades de manutenção?

Considerando as duas refinarias, iremos mobilizar em torno de 200 pessoas entre mão de obra direta e indireta. As funções que temos o maior número de vagas são: Mecânicos, Lubrificadores e Torneiros Mecânicos, mas também teremos vagas para Auxiliar Administrativo, Técnicos de Segurança, Almoxarife e Supervisor de Mecânica.

Como está o planejamento de contratações pela Engeman para essas obras? Quando está previsto o início dessas contratações?

reparO planejamento está concluído há semanas, mas são checados semanalmente visando sempre uma redução de prazo e otimização do tempo de serviço. Os Coordenadores de Planejamento Guilherme Gasparotto, da Replan, e Johnny Motta, da Repar, junto com suas equipes, fizeram um trabalho exemplar de planejamento na mobilização de recursos e de mão de obra para atendimento completo ao escopo.

As contratações já se iniciaram no início de fevereiro para a Repar. Essa mobilização inicial visa o atendimento do escopo, que chamamos de pré-parada, que são atividades que conseguimos realizar antes da parada total da unidade. Em resumo, estamos antecipando algumas atividades visando ter um fôlego a mais no cronograma de execução dos serviços.

Para a parada de manutenção da Replan, as contratações se iniciam no próximo dia 26 de fevereiro, com pico no dia 11 de março – que é a data firmada para parada total das unidades.

Qual é o perfil de profissional mais procurado pela Engeman?

reparO perfil mais procurado pela Engeman é o de profissionais responsáveis e, principalmente, comprometidos com a segurança. A parada de manutenção é um evento de muita tensão para a refinaria, pois envolve muita expectativa.

A expectativa da refinaria de concluir todas as atividades no prazo, a expectativa dos sindicatos e profissionais da região que estão desempregados de conseguirem uma oportunidade, a expectativa da comunidade com toda a movimentação financeira que a parada de manutenção traz e a expectativa da empresa de ser assertivo em seu planejamento e conseguir concluir toda a parada com segurança dentro do prazo.

Considerando todo esse cenário, o profissional que já tem vivência em paradas de manutenção acaba destacando-se, por já entender a criticidade desse evento.

Poderia nos explicar quais serão os próximos passos na execução desses contratos? Quando está previsto o início das atividades práticas?

Certificacao-de-CabosAs atividades operacionais de rotina na Replan tiveram seu início efetivo com toda equipe em 26 de janeiro, e o próximo passo é justamente a parada de manutenção, que será mais um grande desafio para a Engeman.

Na Repar tivemos início em 28 de dezembro e já estamos com a parada de manutenção ocorrendo. O próximo passo é revisitar o planejamento diariamente e buscar otimização das atividades de manutenção, obviamente, com segurança e qualidade nos serviços executados.

Qual é a relevância desse contrato para a Engeman e como ele impacta a empresa em termos estratégicos e operacionais?

engemanSão contratos que colocam a Engeman como protagonista entre as empresas de manutenção em refinarias. Ao longo dos últimos anos, a Engeman tem aumentado sua participação dentro do setor de refino, pois há um comprometimento muito grande de cada funcionário com a qualidade e segurança nos serviços que prestamos.

Hoje, a Engeman está presente em cinco refinarias no Brasil, com um efetivo em torno de 1.200 funcionários. Isso mostra que, operacionalmente, estamos atendendo muito bem a Petrobrás, o que foi evidenciado com o Prêmio de Melhor Fornecedor de Manutenção Industrial, que recebemos em outubro de 2023. Do ponto de vista estratégico, esses contratos são importantíssimos para a consolidação no cenário atual como uma das grandes empresas de manutenção onshore e offshore do país.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Adailson dias Mota Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Adailson dias Mota
Visitante
Adailson dias Mota

Como posso fazer parte desse time
Sou supervisor de andaime tenho alguns colaboradores
No stand bei