ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS DA PETROBRÁS CONSIDERA VENDA DE CONTROLE DA BR COMO GRANDE RISCO PARA A EMPRESA

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – 

Felipe CoutinhoA gestão de Pedro Parente à frente da Petrobrás começou a dar passos acertados com a retomada de licitações para a continuidade das obras do Comperj e da Rnest, mas as ações desenhadas para o plano de desinvestimentos, como o repasse do controle da BR Distribuidora, não tiveram a mesma recepção. Uma das frentes de oposição à decisão, que tem gerado muitas dúvidas no mercado e nos sindicatos, é a Associação dos Engenheiros da Petrobrás, que considera a medida como algo contrário aos interesses da companhia, já que tira dela o poder de decisão estratégica sobre a distribuição, se desfaz de um grande gerador de caixa e ainda terceiriza a gestão sobre a empresa que mais reflete a imagem da Petrobrás junto ao País. O presidente da Aepet, Felipe Coutinho, reconhece que o endividamento da estatal é grande, mas diz que a alienação de ativos não é inevitável como vem sendo colocado pela diretoria da companhia, e enumera sugestões para o equacionamento das dívidas. Dentre elas, uma possibilidade aventada por Coutinho é uma nova capitalização da Petrobrás, por meio da troca de suas dívidas com bancos públicos por ações da empresa. “Isso fortaleceria a companhia e reduziria em cerca de 25% o endividamento dela”, diz o executivo, que considera a venda do controle da BR para um agente privado como um grande risco. “Claro que há alguns ativos que podem e devem ser comercializados, mas o que não consideramos razoável é colocar em risco a integração da empresa. Porque é isso que garante o resultado independente da oscilação do valor do petróleo”, afirma Coutinho, que admite a possibilidade de desinvestimentos no exterior, para que o foco seja totalmente voltado ao mercado nacional, especialmente no pré-sal.

Como a Aepet avalia o modelo de venda escolhido para a BR?

A gente considera esse tipo de privatização lesivo à Petrobrás, porque na verdade está entregando o controle da distribuidora a um agente terceiro, privado, de modo que coloca em risco os interesses da companhia. Estão alegando que não seria uma privatização e que seria para aumentar o valor do ativo na transação, mas a gente não concorda. O que determina o caráter estatal de uma empresa é justamente o controle dela. Se isso é transferido, está abrindo mão da gestão e da estratégia sobre este ativo. Não tem como assegurar que os interesses estratégicos dela serão mantidos, mesmo ela tendo a maior parte do capital total, porque quem determina a estratégia é o controlador.

Quais os principais problemas dessa venda?

Além do fator estratégico, outro ponto é que assim a empresa está abrindo mão de fluxo de caixa futuro, porque a BR gera uma receita muito grande para a Petrobrás, especialmente neste momento em que o preço do barril está baixo. Essa é a vantagem de ter uma empresa integrada, porque você consegue gerar resultado independentemente da variação do preço do petróleo. Quando ele está mais desvalorizado, a receita maior vem do downstream; do refino e da distribuição.

Além disso, a BR é a imagem da Petrobrás perante o consumidor. Então está se concedendo a gestão da imagem da empresa a um agente terceiro privado, o que é um risco muito grande.

Como a Aepet avalia que a empresa deveria agir para conseguir lidar com o alto endividamento sem ir pelo caminho que está sendo traçado?

A gente considera que a empresa já está sendo capaz de lidar com o endividamento a partir de outras alternativas que não sejam a venda de ativos. Claro que há alguns ativos que podem e devem ser comercializados, mas o que não consideramos razoável é colocar em risco a integração da empresa. Porque é isso que garante o resultado independente da oscilação do valor do petróleo. Então os terminais de GNL, os gasodutos, as termelétricas, entre outros ativos, também não devem ser vendidos, porque preservam essa integridade. A força da empresa é essa capacidade de gerar resultados em cenários diferentes. Se vender gasodutos e terminais, por exemplo, vai entregar o mercado brasileiro a concorrentes em um momento inoportuno. Ela tem que manter suas vantagens comparativas, que são sua integração e o acesso privilegiado ao mercado brasileiro.

Como deve ser feito o equacionamento das dívidas?

A gestão da dívida pode ser feita de outras formas, algumas inclusive que já vêm sendo adotadas, como por meio da rolagem para prazo maior, ou por meio de uma ação mais estratégica do Brasil em relação a países mais carentes de petróleo, como a China.

Mas, no caso da China, um ponto muito criticado nos acordos recentes foi a inclusão de uma contrapartida de contratação de fornecedores chineses para o uso dos recursos. Como a Aepet vê isso?

Tem que avaliar o quanto complementar pode ser a nossa indústria com a chinesa, desde que não atinja setores da indústria brasileira que não consideramos estratégicos. O país tem que avaliar isso e estipular os que não abriria mão, incluindo apenas os que não estão sendo desenvolvidos aqui. Não podemos descartar essa opção. É preciso avaliar detalhadamente esse plano. O que não pode é abrir mão totalmente do desenvolvimento industrial aqui, claro. Mas outro problema é que o Brasil não tem um plano industrial plurianual, como a China tem, então é mais difícil avaliar essa complementaridade.

Apenas essas ações seriam suficientes para lidar com o alto endividamento?

Há uma série de opções que se complementam que já apresentamos à diretoria. Outra possibilidade seria trocar as dívidas da Petrobrás com os bancos públicos por capital da empresa. Seria mais uma capitalização a partir da troca de dívida por ações, e possibilitaria aos outros acionistas acompanharem a capitalização para não diluírem a participação deles. Isso fortaleceria a companhia e reduziria em cerca de 25% o endividamento dela.

Então a gente acredita que essa venda dos ativos não é inevitável. A própria variação do real em relação ao dólar e o aumento da produção estão melhorando a situação. Os resultados são positivos em termos de geração de caixa futuro.

Os funcionários foram consultados de alguma maneira sobre esse processo de alienação?

É um processo que caminha na direção da empresa, e não tem sido discutido junto ao corpo técnico. São decisões tomadas no topo da gestão corporativa. Nós temos apresentado alternativas, com outras formas de gerenciamento da dívida, através de cartas, algumas inclusive que já vinham sendo adotadas, como as já citadas, mas a direção continua insistindo que não há alternativa à venda de ativos, e consideramos que isso não corresponde aos interesses da empresa. Porque os ativos que estão sendo colocados, como no caso da BR, especialmente, são grandes geradores de caixa. Principalmente em relação ao controle, porque com a venda não se pode mais assegurar a gestão estratégica.

Como o presidente Pedro Parente está sendo recebido pelos engenheiros da companhia?

Na Aepet, a gente percebe que a diretoria atual seguiu a mesma retórica da gestão anterior, do Bendine, mas de forma mais acelerada. Mais açodada. Não sabemos até que ponto a interinidade desse governo tem contribuído para isso, mas temos alertado sobre as decisões, que não são interessantes para o avanço da Petrobrás de forma integrada.

Quais devem ser os focos dos desinvestimentos na visão da Aepet?

Basicamente os ativos no exterior, tanto de refino como de E&P. Considerando que desde a descoberta do pré-sal a prioridade da Petrobrás se voltou ao mercado nacional, faz sentido o desinvestimento no exterior, como foi feito no Chile agora, para focar os investimentos no Brasil. Antigamente realmente fazia sentido a expansão global buscando novas reservas, mas com a descoberta do pré-sal o cenário mudou.

13
Deixe seu comentário

avatar
9 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
jose juniorRedação PetronotíciasOtavioAssis PereiraMarcus Meurer Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Seagroove
Visitante
Seagroove

O mimimi só está começando! Vai secar a teta!

Bernardo
Visitante
Bernardo

Quanto conteúdo neste comentário…
A crítica da AEPET parece válida. De fato, a empresa do poço ao posto sempre foi um paradigma na indústria. Faz mais sentido alienar alguns campos produtores e se manter verticalizada do que quebrar a integraçao da empresa.

jose junior
Visitante
jose junior

Claro que a verticalização é estratégica para a Petrobras, já que ela consegue definir o preço na bomba. Sem a BR, a concorrência do refino vai aumentar: para o consumidor pode ser bom (ou não), dependendo se cairmos num monopólio PRIVADO como o do Grupo ULTRA, o que seria TRÁGICO para a sociedade.

Carlos
Visitante
Carlos

A Petrobras vai ficar com 49 % das acoes, ou seja, ela não está abrindo mão totalmente da distribuição. A choradeira é porque vão acabar com as indicações politicas e as mordomias dos parasitas da empresa.

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

Petrobras e suas subsidiárias, eqüivalem a um corpo sofrendo com giardíase. A infestação, é de tamanha ordem, que nem vermifugada, consegue se livrar desses parasitas.
Com incisões mais profundas como uma cirurgia aberta, chega-se ao intestino para a retirada dos parasitas que infestam a empresa.
Todas as entidades que se apresentam como defensoras da Petrobras, mostraram-se ineficientes e oportunistas… exatamente como os parasitas.

Fulano
Visitante
Fulano

Cambada de frustrados, vão estudar mais para entrar na empresa e ver como a banda toca.

Aqui não é esse lindo quadro pintado pela mídia e por opiniões esdrúxulas.

Precisam se informar melhor.

Rafael de Ávila
Visitante
Rafael de Ávila

Geralmente discordo das posições defendidas pela AEPET. Nessa caso, tenho de concordar. Essa venda é prejudicial aos interesses da Petrobras. Optaria pela captação de recursos da BR Distribuidora via IPO na Bovespa de parte do capital mantendo o controle estatal. Já tem um ditado que diz “nas crises surgem as oportunidades”, nesse caso a crise gerada pela má gestão da Petrobras pode servir de oportunidade para o setor privado controlar a empresa. IPO com possibilidade das pessoas físicas investirem também com FGTS me parece o melhor para o país. Isso oportuniza o pequeno investidor participar dessa transação e deve elevar… Read more »

Rosivaldo
Visitante
Rosivaldo

Com certeza esta proposta é melhor que a entrega do controle e o resultado seria maior para a Petrobras.

Marcus Meurer
Visitante
Marcus Meurer

Caro Fulano, Fulanos como vc na Petrobras existem aos montes. Fulanos que se prepararam para passar num concurso público em busca de estabilidade. Por conta dessa estabilidade, fulanos que muito estudaram, portam-se com arrogância e soberba, como fossem detentores do saber máximo. Conheci alguns fulanos, bem formados, que para conseguir vizibilidade e reconhecimento, cometeram deslizes, pactuando com os desvarios dos cobrões! Muitos deles presos ou com um adôrno eletrônico numa das pernas. Existem muitos fulanos na Petrobras, sérios e comprometidos responssávelmente com a empresa, já outros como vc, nào sei como sobreviveria aqui fora. Quanto a forma como a banda… Read more »

Assis Pereira
Visitante

PLANO DE DESINVESTIMENTO DA PETROBRAS x REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE CAIXA. https://www.linkedin.com/pulse/plano-de-desinvestimento-da-petrobras-x-redu%C3%A7%C3%A3o-gera%C3%A7%C3%A3o-pereira O plano de desinvestimento da Petrobras prevê a venda de ativos totalizando a cifra de US$ 14,4 bilhões somente em 2016. Além das subsidiárias de infraestrutura, a companhia negocia a venda de terminais de regaseificação e usinas termoelétricas movidas a gás. Pretende ainda concluir a venda da Liquigás, subsidiária de distribuição de GLP, gás de botijão, para alcançar esse valor. Na estratégia desse negócio, a Petrobras identificou dois seguimentos enquadrados como possíveis compradores dos gasodutos – Empresários que atuam no ramo de infraestrutura e os detentores… Read more »

Assis Pereira
Visitante

FALTA DE TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS DA PETROBRAS CONTINUA A IMPERAR NA ESTATAL, DEMONSTRANDO A DECADÊNCIA DA GOVERNANÇA NO COMANDO ATUAL DO PEDRO PARENTE. https://www.linkedin.com/pulse/melhorias-n%C3%ADvel-de-transpar%C3%AAncia-na-petrobras-pereira?published=u NA CALADA DA NOITE, PETROBRAS VENDE PARTICIPAÇÃO EM BLOCO NA BACIA DE SANTOS À STATOIL. http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2016/07/29/petrobras-vende-participacao-em-bloco-na-bacia-de-santos-a-statoil.htm O comunicado surpreendente da venda da participação em blocos exploratório do pre sal brasileiro na Bacia de Santos demonstra o baixo nível de transparecia que a Petrobras vem adotando em seus negócios, principalmente quando referidos a venda de ativos de seu programa de desinvestimento. Para equacionamento de sua enorme dívida de curto e médio prazo, a estatal havia informado anteriormente… Read more »

Otavio
Visitante
Otavio

Corrijam esse titulo ! Sou engenheiro as Petrobras e discordo do Coutinho. Ele não me representa, nem à maioria dos engenheiros esclarecidos. A AEPET foi tomada que no passado representava o quadro técnico da Companhia, hoje não passa de um arremedo de sindicato tomado por ideologia socialista.