ENTIDADES AFIRMAM QUE SUSPENSÃO DOS DIRETORES DA ANEEL E DO ONS TUMULTUA A RETOMADA DA ENERGIA DO AMAPÁ

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com comitiva do setor elétrico. Grupo está neste momento na subestação de Macapá, onde um incêndio causou o apagão que já dura 17 dias

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com comitiva do setor elétrico. Grupo está neste momento na subestação de Macapá, onde um incêndio causou o apagão que já dura 17 dias

O mercado não está reagindo nada bem à decisão judicial que afastou temporariamente os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS). Diversas entidades manifestaram preocupação com a medida, que pode atrapalhar até mesmo o processo de restabelecimento da energia no Amapá. Apesar do cenário conturbado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, está neste momento no estado, acompanhando as ações para o restabelecimento total do abastecimento. Ele está acompanhado do Diretor-Geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, e do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), entidade que congrega 26 associações do segmento de energia, disse em nota que reconhece que decisões judiciais devem ser cumpridas e não discutidas. Porém, a entidade lembra que “a prioridade é restabelecer as condições normais de suprimento no Estado do Amapá, o que está sendo feito com esforço e dedicação tanto pela Aneel quanto pelo ONS”.

O FASE acrescenta ainda que o afastamento das respectivas diretorias tumultua o processo de restabelecimento das condições adequadas de suprimento de energia ao Amapá. A entidade completa o texto dizendo que espera que tal situação seja revertida no espaço mais breve possível.

A FGV Energia também se manifestou sobre o caso. Em nota, a instituição declarou que “a liminar para afastamento das diretorias da Aneel e do ONS é absolutamente prejudicial ao interesse público envolvido no momento”.

A entidade acrescenta que “a liminar não levou em conta que o afastamento dos diretores prejudicará sobremaneira os processos de tomada de decisão importantes e urgentes destas entidades para enfrentar esta situação crítica e atípica para o setor elétrico brasileiro”.

SEGUNDO TRANSFORMADOR DA SUBESTAÇÃO DE MACAPÁ ESTÁ EM PROCESSO DE MONTAGEM

1_amapa_apagao-6394382Os trabalhos para retomar a totalidade do fornecimento de energia no Amapá avançaram mais um pouco nas últimas horas. São duas frentes de ação. A primeira delas se refere a instalação de geradores, que vão produzir energia de forma provisória. Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e 9 na subestação Santana.

A segunda frente de ação é o início de operação de mais um transformador da Subestação Macapá, que sofreu o incêndio no último dia 3 e teve dois equipamentos do tipo totalmente perdidos no acidente. Atualmente, o local só conta com um transformador em funcionamento.

O segundo equipamento teve sua montagem iniciada ontem (18). Os trabalhos continuaram ao longo desta quinta-feira (19) e a previsão de energização do transformador é até o dia 26. Quando esta etapa for concluída, o Amapá voltará a ter 100% de sua demanda por energia atendida.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of