EPE DIZ QUE BRASIL PRECISA TRAÇAR ESTRATÉGIA NACIONAL PARA HIDROGÊNIO

hidrogenio-verde-750x375-1-550x275O hidrogênio ganha cada vez mais espaço do debate sobre energia em todo o mundo. Aqui no Brasil, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) acaba de lançar uma nota técnica abordando os aspectos conceituais e fundamentais para construção de um planejamento nacional para o combustível. De acordo com o órgão, o Brasil precisa consolidar e formalizar a estratégia nacional em um plano de ação específico do governo federal neste tema.

A EPE destaca também que o país deve elaborar essa estratégia levando em conta suas vantagens competitivas, como a ampla gama de fontes de energia disponíveis (etanol, hidreletricidade, eólica, solar, gás natural, biogás nuclear e outras biomassas). “Na prática, isso significa que o Brasil deve abraçar as oportunidades de desenvolvimento das diversas tecnologias  de produção e uso do hidrogênio, inclusive o hidrogênio ‘verde’, no qual pode ser bastante competitivo, mas não se limitando exclusivamente a este”, escreveu a EPE.

A nota técnica acrescenta ainda que “mais do que estabelecer uma estratégia brasileira de hidrogênio, que já existe na prática desde 2002-2005, cabe consolidar e formalizar a estratégia nacional em um plano de ação específico do governo federal neste tema, atualizando as diretrizes e superando os desafios já identificados nos documentos elaborados no âmbito do MME e do MCTI”.

A nota técnica completa está disponível no site da estatal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of