EQUINOR COMEÇOU A OPERAÇÃO COMERCIAL DE COMPLEXO HÍBRIDO DE ENERGIA NA BAHIA
A Equinor e sua subsidiária brasileira Rio Energy anunciaram hoje (8) o início da produção comercial de energia no complexo Serra da Babilônia Solar, no estado da Bahia. O empreendimento, localizado junto ao já existente complexo eólico Serra da Babilônia, será o primeiro ativo híbrido no portfólio de energia da Equinor, com 140 MW de capacidade solar e 223 MW de capacidade eólica.
A produção anual acumulada de Serra da Babilônia Solar está estimada em 236 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo de 143 mil residências brasileiras. A energia produzida será comercializada no mercado de energia brasileiro pela Danske Commodities, empresa de trading de energia da Equinor.
“O Brasil é uma área-chave para o crescimento de longo prazo da Equinor. Com base em um sólido portfólio de petróleo e gás natural, incluindo Raia, que vai fornecer cerca de 15% da demanda total de gás do Brasil, estamos avançando rumo a uma oferta de energia mais integrada e diversificada no país. Com Serra da Babilônia Solar em operação, temos agora cerca de 600 MW de capacidade solar e eólica em produção, que podemos otimizar ainda mais por meio da nossa empresa de comercialização Danske Commodities, sediada em São Paulo“, afirmou a presidente da Equinor no Brasil, Veronica Coelho.
O parque de Serra da Babilônia foi o primeiro projeto entregue pela Rio Energy como subsidiária integral da Equinor. Adquirida em 2023 com um portfólio eólico onshore de 223 MW em operação e um pipeline de projetos, a Rio Energy é a plataforma da Equinor para crescimento na geração de energia onshore no Brasil, trazendo mais de dez anos de experiência no mercado brasileiro.
“Este é nosso primeiro projeto solar e estou orgulhoso do que conquistamos junto com a Equinor. Serra da Babilônia Solar foi entregue antes do prazo e abaixo do orçamento, provando como ambas as empresas podem trabalhar juntas de forma eficiente“, disse o CEO da Rio Energy, Roberto Colindres.
O portfólio de energia renovável da Equinor no Brasil em operação comercial totaliza cerca de 600 MW de capacidade em participação. O Complexo Eólico onshore Serra da Babilônia 1 (223 MW) e o complexo solar Serra da Babilônia (140MW), ambos na Bahia, são operados pela subsidiária Rio Energy e são de propriedade integral da Equinor.
A Equinor também é parceira no Complexo Solar Apodi (162 MW), no Ceará, e no Complexo Solar Mendubim (531 MW), no Rio Grande do Norte. Esses ativos são operados pela Scatec, com participação da Equinor de 43,5% e 30%, respectivamente. Além disso, há um pipeline de 1,5 GW de oportunidades de projetos solares e eólicos onshore sendo desenvolvido pela Rio Energy.

publicada em 8 de dezembro de 2025 às 12:00 





